Passagem do fenômeno climático pode interromper serviços de transporte por balsas em todo o litoral paulista
A Marinha do Brasil emitiu um alerta na segunda-feira (11) informando sobre a iminente passagem de um ciclone extratropical que poderá atingir o litoral de São Paulo ao longo desta semana, ocasionando em fortes ventos, chuva, ressaca marítima e neblina.
Mediante a isso, o Departamento Hidroviário (DH), órgão vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), ressalta a possibilidade de interrupção dos serviços de transporte por balsas devido às alterações nas condições climáticas e marítimas, visando garantir a segurança dos usuários.
De acordo com o comunicado emitido pela Marinha, o ciclone extratropical é esperado entre quarta-feira (12) e sexta-feira (14), trazendo consigo chuva, ventos com velocidade variando de 100 km/h (55 nós) a 115 km/h (63 nós), ressacas com ondas atingindo 4,5 metros de altura e presença de neblina ao longo da costa paulista.
O Departamento Hidroviário, responsável pela gestão de oito travessias no litoral paulista, enfatiza que as travessias serão interrompidas caso a velocidade do vento ultrapasse o limite de segurança estabelecido. Além disso, a força da maré, a visibilidade reduzida ou a ocorrência de ondas maiores também podem ocasionar a suspensão das operações marítimas.
Diante da previsão de condições climáticas adversas, as autoridades competentes recomendam que a população fique atenta aos comunicados oficiais e opte por utilizar as rodovias.
Com uma frota de balsas e lanchas destinadas ao transporte de veículos, ciclistas e pedestres, o sistema do Departamento Hidroviário atende diariamente a um fluxo de 54 mil usuários.
Comentários