PREVISÃO DO TEMPO

Ciclone e frente fria provocam mudança drástica no clima do litoral de SP neste fim de semana

A sexta-feira (18) deve ter cara de verão nas cidades do litoral paulista, com temperaturas de até 34 graus, mas logo o ciclone em formação na costa do Uruguai começa a influenciar o tempo por aqui

Esther Zancan
Publicado em 18/08/2023, às 09h15 - Atualizado às 11h32

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem de satélite mostra avanço da frente fria associada ao ciclone extratropical Ciclone e frente fria provocam mudança drástica no clima do litoral de SP neste fim de semana Imagem de satélite mostrando avanço da frente fria - Reprodução/MetSul Meteorologia
Imagem de satélite mostra avanço da frente fria associada ao ciclone extratropical Ciclone e frente fria provocam mudança drástica no clima do litoral de SP neste fim de semana Imagem de satélite mostrando avanço da frente fria - Reprodução/MetSul Meteorologia

Um ciclone extratropical em formação nesta sexta-feira (18) na costa entre o Uruguai e a província de Buenos Aires, na Argentina, e uma grande frente fria associada ao ciclone vão provocar uma mudança drástica no clima do litoral de São Paulo neste fim de semana, segundo informações do Instituto Climatempo. 

Nesta sexta-feira, quem dá as cartas ainda é uma massa de ar quente. O dia promete ter cara de verão tanto na Baixada Santista quanto no litoral norte.  De acordo com o Climatempo, não deve chover em ambas as regiões. Na Baixada, os termômetros devem oscilar entre os 18 e 34 graus. No litoral norte, entre os 17 e 33 graus. Atenção! A Marinha do Brasil alerta que ventos de direção noroeste a sudoeste, de até 74 km/h, vão atingir o litoral paulista a partir da tarde desta sexta até a noite do sábado (19).

Importante ressaltar que o ciclone extratropical não vai passar sobre nenhum estado brasileiro, apenas vai influenciar o tempo por aqui. Este será o quinto ciclone extratropical que terá alguma influência no Brasil em um período de aproximadamente dois meses, lembra o Climatempo. 

Para o sábado, além do alerta de vento da Marinha, o Climatempo prevê a chegada da chuva, devido à frente fria. Na Baixada Santista o sol até deve aparecer, mas entre muitas nuvens, e podem ocorrer chuvas a qualquer hora do dia. As temperaturas também sofrem uma mudança drástica em relação a sexta-feira, com termômetros devendo oscilar entre os 18 e 25 graus. No litoral norte, situação parecida. Em alguns locais, as pancadas de chuva podem chegar apenas no período da tarde. As temperaturas ficam entre os 19 e 29 graus.

No domingo (20), a previsão para a Baixada Santista segue parecida com a do sábado: sol com muitas nuvens durante o dia, períodos de nublado e possibilidade de chuva a qualquer hora. Os termômetros devem oscilar entre os 17 e 24 graus. No litoral norte, situação igual, com temperaturas entre 18 e 26 graus.

A previsão do tempo para o início da próxima semana, por enquanto, é de algumas pancadas de chuva ainda na segunda-feira (21), mas com as temperaturas começando a se elevar novamente. 

Leia também: Defesa Civil emite alerta para todo o litoral de SP para ventos de até 80 km/h

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!