Acumulado de chuva deve passar dos 200 mm na Baixada Santista e no litoral norte nos próximos dias; Defesa Civil recomenda evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento
Uma nova e intensa frente fria está se aproximando do litoral do estado de São Paulo e traz a perspectiva de chuvas torrenciais, ressacas e ventos. Segundo o Instituto Climatempo, a previsão é de mudanças bruscas na região nos próximos dias.
NOVIDADE! O Costa Norte tem uma comunidade no WhatsApp! Clique para fazer parte 🔗 https://bit.ly/ComunidadeCostaNorte
Hoje (12), o dia amanheceu abafado e com aberturas de sol na região, porém a aproximação da frente fria vinda do Sul em direção ao Sudeste está aumentando a umidade no litoral paulista, que resultará no aumento da nebulosidade e no retorno das chuvas a partir desta noite.
De acordo com os meteorologistas do Climatempo, a partir de amanhã (13), a frente fria começará a modificar significativamente as condições climáticas em todo o estado de São Paulo.
A expectativa é de um dia com céu encoberto e chuvas intensas na região do litoral sul, da Baixada Santista e do Vale do Paraíba. Estas áreas poderão ter temporais com potencial para transtornos.
A chegada do ar frio e o tempo nublado ocasionarão queda nas temperaturas com mínimas chegando a 17°C em Caraguatatuba e nas cidades vizinhas. Já em Santos e região, os termômetros devem marcar mínimas de 18°C com chuvas a qualquer momento.
A situação requer atenção, uma vez que a frente fria traz o potencial de acumular toda a chuva média esperada para o mês de junho em menos de 48 horas. A Defesa Civil alerta para a possibilidade de alagamentos, enchentes de rios e córregos e deslizamentos de terra ao longo desta semana.
Os acumulados de chuva poderão ultrapassar 100 mm no litoral sul e na Baixada Santista e ficar entre 50 mm e 100 mm no litoral norte paulista. É importante ressaltar que todo o estado de São Paulo deve permanecer em estado de alerta devido aos volumes elevados de precipitação até quinta-feira (15).
Além da chuva intensa e da queda de temperatura, espera-se que seja uma semana fria. A partir de amanhã, as temperaturas mínimas poderão atingir 16°C e permanecer assim até sexta-feira (16). A umidade continuará presente, e a chuva perderá intensidade apenas no final de semana.
Outro alerta emitido pela Defesa Civil do Estado de São Paulo é sobre ressacas. O avanço da frente fria causa agitação no mar, resultando em ondas intensas e ventos fortes na região costeira com vigência a partir das 15h de hoje (12) e se estendendo até as 12h do dia 14.
O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) também ressalta a agitação marítima devido ao avanço da frente fria que provocará ventos intensos na região costeira. Em particular, a baía de Santos será severamente impactada com ondas provenientes do quadrante sul, que poderão atingir uma altura significativa de até 3,5 metros amanhã (13).
𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀 🔗 https://linktr.ee/costanorteoficial
Diante deste cenário, é de extrema importância seguir as recomendações das autoridades competentes. A prática de esportes aquáticos e de qualquer atividade influenciada pelo vento devem ser evitadas.
Comentários