FIQUE ATENTO

Alertas amarelos advertem litoral de SP para chuva e frio nos próximos dias

Inmet divulgou, na manhã desta segunda-feira (3), alertas amarelos para chuvas intensas e declínio de temperaturas; confira os detalhes

Esther Zancan
Publicado em 03/06/2024, às 11h11 - Atualizado às 11h14

FacebookTwitterWhatsApp
Separe o guarda-chuva e o casaco para este início de semana - Divulgação/Prefeitura de Santos
Separe o guarda-chuva e o casaco para este início de semana - Divulgação/Prefeitura de Santos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta manhã de segunda-feira (3), dois alertas amarelos (perigo potencial) que abrangem todo o litoral de São Paulo. O primeiro deles passa a valer a partir das 18 horas desta segunda e adverte para chuvas intensas em toda a faixa litorânea paulista, até o fim da noite de terça-feira (4). O Inmet prevê chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia e possibilidade de ventos intensos, com rajadas que podem ficar entre os 40km e 60km/h. É baixo o risco de alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta amarelo para chuvas intensas
Alerta do Inmet para chuvas intensas a partir do início da noite desta segunda-feira (3) - Reprodução/Inmet

Já o outro alerta amarelo chama a atenção para o declínio das temperaturas. A advertência passa a valer a partir do início da madrugada da terça-feira e segue até às 6 horas da manhã de quarta-feira (5). O alerta abrange todo o litoral de São Paulo e também a Região Metropolitana de São Paulo, os vales do Ribeira e Paraíba, e cidades do interior, como Jundiaí, Campinas e Sorocaba. A previsão do instituto indica declínio entre 3 e 5 graus nas temperaturas médias para esta época do ano, com leve risco à saúde.

Alerta amarelo para declínio nas temperaturas
Alerta para declínio nas temperaturas tem início no início da madrugada de terça-feira (4) - Reprodução/Inmet

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante chuvas fortes. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!