FIQUE ATENTO

Alertas amarelos advertem litoral de SP para chuva e frio nos próximos dias

Inmet divulgou, na manhã desta segunda-feira (3), alertas amarelos para chuvas intensas e declínio de temperaturas; confira os detalhes

Separe o guarda-chuva e o casaco para este início de semana - Divulgação/Prefeitura de Santos
Separe o guarda-chuva e o casaco para este início de semana - Divulgação/Prefeitura de Santos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou, nesta manhã de segunda-feira (3), dois alertas amarelos (perigo potencial) que abrangem todo o litoral de São Paulo. O primeiro deles passa a valer a partir das 18 horas desta segunda e adverte para chuvas intensas em toda a faixa litorânea paulista, até o fim da noite de terça-feira (4). O Inmet prevê chuva entre 20mm e 30mm/h ou até 50mm/dia e possibilidade de ventos intensos, com rajadas que podem ficar entre os 40km e 60km/h. É baixo o risco de alagamentos e de descargas elétricas.

Alerta amarelo para chuvas intensas
Alerta do Inmet para chuvas intensas a partir do início da noite desta segunda-feira (3) - Reprodução/Inmet

Já o outro alerta amarelo chama a atenção para o declínio das temperaturas. A advertência passa a valer a partir do início da madrugada da terça-feira e segue até às 6 horas da manhã de quarta-feira (5). O alerta abrange todo o litoral de São Paulo e também a Região Metropolitana de São Paulo, os vales do Ribeira e Paraíba, e cidades do interior, como Jundiaí, Campinas e Sorocaba. A previsão do instituto indica declínio entre 3 e 5 graus nas temperaturas médias para esta época do ano, com leve risco à saúde.

Alerta amarelo para declínio nas temperaturas
Alerta para declínio nas temperaturas tem início no início da madrugada de terça-feira (4) - Reprodução/Inmet

O Inmet recomenda que, em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante chuvas fortes. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Click aqui para seguir nosso canal no WhatsApp

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!