PREVISÃO DO TEMPO

Alerta no litoral: ciclone extratropical avança e fim de semana é de fortes ventos, ressaca e chuva

Queda brusca na temperatura acompanhada de ventos e chuva marcam este fim de semana; Defesa Civil alerta para ventos com mais de 70 km/h nas praias paulistas

Lenildo Silva
Publicado em 23/09/2022, às 11h47 - Atualizado às 12h37

FacebookTwitterWhatsApp
Queda brusca na temperatura acompanhada de ventos e chuva marcam este fim de semana Tempo no Litoral - Arquivo/Aconteceu em Berioga
Queda brusca na temperatura acompanhada de ventos e chuva marcam este fim de semana Tempo no Litoral - Arquivo/Aconteceu em Berioga

Vinda da região sul do Brasil, uma forte frente fria chegou ao litoral de São Paulo na madrugada desta sexta-feira (23). A combinação de duas áreas de baixa pressão deu origem a um ciclone extratropical que vai causar ventos bastante intensos durante o fim de semana.

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

Segundo o Instituto Climatempo, este ciclone extratropical acompanhado da frente fria deve intensificar a chuva em todo o Sudeste do Brasil. Entre hoje (23) e domingo (25); a passagem do fenômeno climático provocará queda significativa de temperatura na Baixada Santista.

Por meio do boletim meteorológico, a Defesa Civil estadual informou que as cidades da região poderão enfrentar mínimas de 13ºC e ventos fortes de até 75km/h. As menores temperaturas ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã.

Mar agitado

Os ventos intensos provocam forte agitação marítima no litoral paulista, as ondas aumentam nesta sexta-feira (23) com alturas de 2,5 a 3,0 metros. A travessia de balsas em todo o litoral já está em alerta e deve ser prejudicada pelo fenômeno marítimo.

Alerta Defesa Civil

Em relação aos riscos de forte ventania, a Defesa Civil estadual orienta que, antes dos vendavais, é essencial manter o telhado em boas condições de fixação, realizar poda das árvores que estiverem no quintal e acionar a concessionária de energia se algum galho estiver próximo da rede elétrica. 

Durante o vendaval, as orientações incluem: permanência em local seguro até a diminuição do vento, verificação de portas e janelas que devem permanecer fechadas e, caso esteja em trânsito, não estacionar veículos próximos a árvores ou placas de segurança.  

Leia os destaques jornalísticos do dia ➥ https://bit.ly/CNgooglenoticias

Para mais informações ou em casos de emergência acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. Para receber os boletins de alerta da Defesa Civil do estado, os munícipes podem cadastrar o CEP da residência, trabalho entre outros pelo SMS 40199. O número de CEPs para cadastro é ilimitado. O munícipe também pode acionar: Polícia Militar no 190, Corpo de Bombeiros no 193 e Samu no 192.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!