MAIS ALERTAS

Alerta laranja adverte litoral de SP para tempestades com vento e granizo

Alerta do Inmet já está em vigor; MetSul Meteorologia adverte também para risco de chuvas torrenciais, que podem atingir pontos do litoral de SP

Esther Zancan
Publicado em 21/03/2024, às 14h03 - Atualizado às 14h24

FacebookTwitterWhatsApp
Frente fria, ao passar pelo Rio Grande do Sul, provocou ventos de até 140km/h - Imagem ilustrativa/Pixabay
Frente fria, ao passar pelo Rio Grande do Sul, provocou ventos de até 140km/h - Imagem ilustrativa/Pixabay

Depois de alertas do Instituto Climatempo, Defesa Civil estadual e Marinha do Brasil, sobre as consequências da chegada da primeira frente fria do outono, agora o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta laranja (perigo), desta vez para tempestades.

O alerta abrange parte do litoral de São Paulo, desde a divisa com o Paraná até Bertioga. Outras áreas do estado também estão sob a advertência, como a Região Metropolitana de São Paulo, o Vale do Ribeira, e cidades do interior, como Jundiaí, Campinas, Sorocaba, São Carlos, Bauru , Marília, Araçatuba e Presidente Prudente.

A previsão do Inmet indica chuvas entre 30mm e 60mm/h ou 50mm e 100mm/dia, ventos intensos (60km-100km/h) e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos. O alerta laranja já está em vigor e é válido até a manhã de sexta-feira (22).

A MetSul Meteorologia divulgou que a forte frente fria, que colocará um ponto final na onda de calor que castigou diversos estados brasileiros, ao passar pelo Rio Grande do Sul, entre a noite de quarta-feira (20) e a madrugada desta quinta-feira, causou rajadas de até 140km/h. O instituto também prevê chuva extrema para partes da região sudeste, em especial, para o estado do Rio de Janeiro, mas também pode afetar alguns pontos do litoral paulista. 

Ainda de acordo com a MetSul, as precipitações podem ser, por vezes, torrenciais e registrar acumulados elevados em curto período, a partir desta tarde de quinta-feira. 

Alerta laranja
Alerta divulgado pelo Inmet na manhã desta quinta-feira (21) - Reprodução/Inmet

O Inmet lembra que, em caso de rajadas de vento, não é recomendável se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é aconselhável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Esther Zancan

Esther Zancan

Formada pela Universidade Santa Cecília, Santos (SP). Possui experiência como redatora em diversas mídias e em assessoria de imprensa.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!