BATEU O MARTELO

Três empresas são escolhidas para administrar a Ferrovia Interna do Porto de Santos

Cessionária terá que investir no mínimo cerca de R$ 890 milhões e administrará o ativo por 35 anos

Da redação
Publicado em 17/10/2022, às 18h45 - Atualizado às 19h04

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Ao longo da vigência contratual a concessionária deve realizar, bianualmente, chamamentos públicos Obras Ferrovia interna do Porto de Santos (trilhos) - Reprodução
Ao longo da vigência contratual a concessionária deve realizar, bianualmente, chamamentos públicos Obras Ferrovia interna do Porto de Santos (trilhos) - Reprodução

A Ferrovia Centro Atlântica S/A (VLI), MRS Logística S/A e Rumo S/A são as 3 empresas ferroviárias aprovadas para integrar a nova cessionária que administrará a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips). A SPA publicou nesta segunda-feira (17) a aprovação e convocação das empresas no site do Porto de Santos.

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A partir de agora, as empresas têm até 45 dias para apresentar o plano de transição operacional visando garantir a transferência segura e sem interrupção das operações ferroviárias no Porto.  A cessionária deverá implementar o plano de transição no prazo máximo de 90 dias. A estimativa da SPA é assinar o contrato ainda neste ano.  

A nova cessionária será responsável pela gestão, operação, manutenção e expansão do empreendimento pelo prazo de 35 anos e terá de realizar investimentos da ordem de R$ 891 milhões, no prazo máximo de 5 anos, contados da aprovação dos respectivos projetos executivos pela SPA.    

A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização, sendo imprescindível sua expansão para dar vazão, com eficiência, à movimentação futura, cuja projeção é dobrar no prazo de 5 a 10 anos. Hoje, a capacidade ferroviária do complexo portuário é de 50 milhões de toneladas por ano e necessita alcançar 115 milhões de toneladas/ano para escoar o volume oriundo das ferrovias que deságuam no Porto de Santos (MRS, Rumo e VLI).  

As obras devem começar ato contínuo à aprovação dos projetos executivos, sendo as principais intervenções:   

Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, dotado de 3 vias férreas para atendimento aos terminais de celulose;   

Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4-Marinha;   

Passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia;   

“Pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos;   

Novo viário da 2ª entrada da margem direita do Porto de Santos, no Saboó.   

Ao longo de toda a vigência contratual a cessionária realizará, bianualmente, chamamentos públicos, de forma a garantir o ingresso de novos associados.

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