CRUZEIROS NA BAIXADA

Temporada de Cruzeiros promete aquecer setores de bares, hotéis e restaurantes no litoral de SP

Estabelecimentos do setor de bares, hotéis e restaurantes se preparam para receber turistas durante a maior temporada de cruzeiros dos últimos 11 anos ao Porto de Santos, impulsionando a economia local e nacional

Da redação
Publicado em 25/07/2023, às 21h45 - Atualizado às 21h55

FacebookTwitterWhatsApp
Maior temporada de cruzeiros anima setores de bares, Hotéis e Restaurantes temporada de cruzeiros - Foto: Divulgação
Maior temporada de cruzeiros anima setores de bares, Hotéis e Restaurantes temporada de cruzeiros - Foto: Divulgação

Em meio a uma expectativa crescente, a temporada de cruzeiros 2023/2024 promete trazer uma onda de benefícios para a cidade de Santos e toda a região da Baixada Santista. O aumento significativo no número de transatlânticos atracando no Porto de Santos tem impulsionado a procura por hospedagens, restaurantes e bares locais.

Após uma temporada anterior surpreendentemente bem-sucedida, em que a demanda por hospedagens em Santos superou as expectativas, os estabelecimentos do setor hoteleiro estão se preparando para o que se espera ser a maior temporada de cruzeiros dos últimos 11 anos.

Economia 

A temporada 2023/2024 terá 195 dias de duração, aproximadamente sete meses! Temporada de cruzeiros 2023/2024 deve gerar até 15 mil empregos na Baixada Santista Navio de cruzeiros no Porto de Santos com turistas no cais (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Um dos hotéis mais próximos ao Terminal Marítimo de Passageiros de Santos relatou um aumento de até 30% nas hospedagens durante os meses de novembro a fevereiro, incluindo tanto passageiros quanto tripulantes dos navios.

Rodolpho Hesselbach, gerente geral do Comfort Hotel Santos, revelou que o aumento da demanda foi impulsionado por passageiros que residem a mais de 4 horas de distância de Santos, os quais optam por ficar um dia antes do embarque no hotel. Isso permite que os viajantes descansem da longa viagem e embarquem no cruzeiro revigorados para aproveitar tudo o que essa experiência única oferece.

Esse cenário animador também é compartilhado por Heitor Gonzalez, presidente do Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes (SINHORES). Gonzalez destaca que a região da Baixada Santista é privilegiada, com uma culinária excepcional e belos pontos turísticos, tornando-se um destino atrativo para os turistas que desembarcam dos cruzeiros.

A expectativa é de que a próxima temporada contribua positivamente para a economia local, estimulando o crescimento dos estabelecimentos gastronômicos e hoteleiros.

Uma notícia ainda mais promissora é o retorno do Brasil como rota para importantes companhias marítimas internacionais, que trarão ao todo 35 navios de longo curso e farão paradas em 45 destinos distribuídos por 15 Estados brasileiros, incluindo Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul. Essa perspectiva traz grandes expectativas de geração de impacto econômico positivo para a economia nacional.

Geração de empregos

Temporada 2022/2023 foi a temporada mais longa dos últimos 10 anos Temporada de Cruzeiros em Santos (Imagem: Reprodução/Leandro Bastos)

De acordo com a Associação dos Profissionais do Turismo da Baixada Santista (APT), espera-se que essa próxima temporada de cruzeiros possa gerar até 15 mil vagas de emprego na região. As oportunidades, tanto diretas quanto indiretas, devem surgir principalmente nos setores portuário, de comércio e serviços.

A estimativa é que, considerando todos os portos do país, o setor de cruzeiros contribua para a criação de 48 mil vagas de emprego, gerando um impacto significativo na economia nacional, que poderá alcançar R$3,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!