GLO NO PORTO

Navio-Patrulha Gurupi chega ao porto de Santos

Embarcação vai reforçar ações da “GLO do mar”, anunciou Marinha do Brasil; na travessia, navio recebeu três homens resgatados à deriva

Redação
Publicado em 15/11/2023, às 09h01

FacebookTwitterWhatsApp
No caminho do Porto, navio foi acionado para o resgate de três navegantes à deriva no litoral do RJ - Imagem: Divulgação / Marinha do Brasil
No caminho do Porto, navio foi acionado para o resgate de três navegantes à deriva no litoral do RJ - Imagem: Divulgação / Marinha do Brasil

Atracou no Porto de Santos, na tarde de terça-feira (14), o Navio-Patrulha Gurupi. Segundo a Marinha do Brasil, a embarcação vai reforçar as ações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), empreendidas pela força armada no litoral paulista. O navio vai apoiar o patrulhamento e a fiscalização de embarcações na região.

Na véspera, durante sua navegação, o navio foi acionado em caráter emergencial para o resgate de três navegantes, que foram trazidos para o cais da Capitania dos Portos de São Paulo para atendimento médico.

A Marinha explicou que os três homens estavam há três dias à deriva em um bote de alumínio próximo a Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, quando foram encontrados, pelo navio mercante Bow Atlantic, que se dirigia a Santos.

Eles foram resgatados com sinais de desidratação e receberam os primeiros socorros ainda no navio mercante. Posteriormente, o Comando do 8º Distrito Naval foi informado do resgate, e acionou o Navio-Patrulha Gurupi, que trouxe os navegantes para terra firme.

De acordo com o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Sul Sudeste, Capitão de Fragata Carlos Eduardo, o trabalho coordenado nas operações de busca e salvamento foram essenciais para o sucesso da missão.

“Um agradecimento especial ao comandante do navio mercante pela sua proatividade, pela valorização da salvaguarda da vida humana no mar, e também para a Praticagem aqui de São Paulo, que proporcionou a transferência dos náufragos do navio mercante para o Navio-Patrulha Gurupi, que estava em deslocamento para atuação aqui na região”, declarou.

Os náufragos receberam atendimento médico ao chegarem na Capitania dos Portos de São Paulo.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!