MARINHA

Navio-patrulha chegará ao Porto de Santos para proteger a Amazônia Azul

‘Maracanã’ reforçará a segurança no mar no litoral dos estados de São Paulo e Paraná

Da redação
Publicado em 20/04/2023, às 10h17 - Atualizado às 10h44

FacebookTwitterWhatsApp
SG Johson/Agência Marinha de Notícias
SG Johson/Agência Marinha de Notícias

Chegará ao Porto de Santos na tarde desta quinta-feira (20) o navio-patrulha ‘Maracanã’ para reforçar a segurança do mar no litoral dos estados de São Paulo e Paraná. A embarcação se juntará a outros navios em atividade de patrulhamento, inspeção naval e salvaguarda da vida na Amazônia Azul, como é chamado o espaço marítimo sob jurisdição brasileira.

O navio, comandado pelo capitão de corveta Raphael Saidel da Costa, traz uma tripulação de 35 militares e conta com um canhão de 40mm, duas metralhadoras de 20mm, radares e sensores de última geração. A Marinha do Brasil informou que o Maracanã utiliza tecnologia majoritariamente brasileira e marca a retomada da construção naval no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. “Representa, também, um esforço conjunto para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa, capacitando e aprimorando a mão de obra da construção naval, aperfeiçoando sistemas e equipamentos, além do fomento à indústria nacional”.

Maracanã

Conforme divulgado na Agência Marinha de Notícias, o navio-patrulha ‘Maracanã’ é o terceiro pertencente à Classe ‘Macaé’ que já possui outros dois em operação, o ‘Macaé’ e o ‘Macau’. A embarcação atuará subordinada ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sul e Sudeste em Santos (SP). O navio entregue em dezembro de 2022 faz parte da atual fase do Programa de Obtenção de Navios-patrulha (Pronapa).

O capitão de corveta Raphael Saidel da Costa destacou que o Brasil passou a ter um meio naval moderno e de pronto emprego. “Além de todas as capacidades operativas que o navio possui, para mim é um motivo de muito orgulho ser o primeiro comandante do navio-patrulha ‘Maracanã’ e, agora, a partir de Santos, poderemos realizar a nossa missão que é colaborar na proteção da nossa Amazônia Azul”.

Amazônia Azul

A Amazônia Azul é a região marítima da extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira. Segundo a Marinha do Brasil, é a área onde trafegam mais de 95% de nosso comércio exterior  e cerca de 95% do petróleo nacional são extraídos; isso sem contar o acervo de incontáveis recursos vivos, minerais e sítios ambientais, a existência de portos estratégicos, centros industriais e de energia.

Mais do que um espaço geográfico, a Amazônia Azul deve ser vista como um conceito político-estratégico remetendo à importância do poder marítimo ao Brasil. No Atlântico Sul, entorno estratégico estabelecido nos documentos de alto nível, como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Plano Estratégico da Marinha – PEM 2040, a Amazônia Azul é patrimônio nacional, fonte de riqueza e cobiça, a ser protegido, preservado e explorado com sustentabilidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!