PORTO DE SANTOS

Márcio França assume Ministério com entraves estruturais e políticos para resolver

Novo titular da pasta de Portos e Aeroportos, França terá desafios pela frente. A Baixada Santista conta com o maior complexo portuário da América Latina. Apesar disso, o cais santista sofre com problemas logísticos. Outro desafio para o novo ministro é a questão aeroportuária; região espera há anos por um aeroporto comercial que receba aeronaves maiores

Thiago Reis Dantas
Publicado em 12/01/2023, às 17h30 - Atualizado em 13/01/2023, às 09h16

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O Porto de Santos é o principal porto brasileiro em valores de carga movimentadas PORTO DE SANTOS Navio carregado de containeres - Santos Port Authority (SPA)
O Porto de Santos é o principal porto brasileiro em valores de carga movimentadas PORTO DE SANTOS Navio carregado de containeres - Santos Port Authority (SPA)

O ex-prefeito de São Vicente Márcio França é o novo ministro de Portos e Aeroportos. Durante a posse, França falou da importância que o Porto de Santos tem para o país. O complexo é responsável por 30% de tudo que é movimentado pelo Brasil via comércio exterior. O ministro ressaltou a importância dos trabalhadores para o prosseguimento desse serviço. “Os portos só existem, e os aeroportos também, porque os trabalhadores estão lá, todos os dias, para cumprir suas missões e se sintam prestigiados por isso”. 

Márcio França com o presidente Lula durante cerimonial de posse Lula e Márcio França Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Márcio França durante evento em Brasília (Twitter Márcio França)

França disse que conta com o apoio de todos os operadores portuários e esse apoio terá o reforço do ex-prefeito de Santos e, agora, deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e da jornalista e deputada federal reeleita Rosana Valle (PL), está última, apesar de ter sido reeleita pela base bolsonarista, desde o primeiro mandato, busca a viabilidade do futuro Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá, na Base Aérea de Santos.

Privatização do porto

Desde o ano passado, Márcio França tem dito que a privatização de autoridades portuárias públicas está descartada inclusive pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, o governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) quer a desestatização da Santos Port Authority (SPA). Esse foi um dos assuntos no encontro entre Lula e Freitas, ocorrido em Brasília. O governador esteve à frente do projeto de privatização quando foi titular do então Ministério da Infraestrutura na gestão Bolsonaro.

O governador Tarcísio se encontrou com o presidente Lula para debater o futuro do Porto de Santos Lula e Tarcísio Presidente Lula junto com o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Twitter Luiz Inácio Lula da Silva)

Na posse de França,  representante da FNP (Federação Nacional dos Portuários), Eduardo Guterra, afirmou que a SPA não foi incluída no decreto que Lula editou para tirar oito empresas públicas de programas de desestatização.
França defende uma gestão portuária entre União, estados e municípios. “Nada impede que esse comando também tenha uma quarta posição para ter um privado combinando e, ao mesmo tempo, ajudando a gerenciar.”

Márcio França em encontro com o ministro da Casa Civil Rui Costa Márcio França e o Ministro da Casa Civil Rui Costa Márcio França e o atual ministro da Casa Civil Rui Costa (Twitter - Márcio França)

Questão aeroportuária

A Baixada Santista possui dois aeroportos com características distintas: o Estadual de Itanhaém Dr. Antônio Ribeiro Nogueira Júnior e a Base Aérea de Santos (BAST), em Guarujá. Mais próximo do porto e ao lado da cidade mais populosa da região (Santos), em 2019, o Comando da Aeronáutica cedeu uma área adicional de 55 mil metros quadrados para o Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá.

Guarujá

Com uma pista de 1.390 metros de extensão por 150 metros de largura, a  BAST poderá contar com uma nova pista chegando a 1.500 metros.
Ainda no governo Bolsonaro, o então Ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinou a anuência à concessão da exploração do Aeroporto Civil Metropolitano de Guarujá - empreendimento que se tornou viável devido à cessão de uma área adicional de 55 mil metros quadrados pertencentes à BAST.  A partir de então, a concessão e a exploração, atendendo às necessidades da Baixada Santista, foi autorizada. 
Repasse de mais de R$ 5 milhões do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) foi autorizado para a realização de obras de infraestrutura no espaço onde será instalado o terminal de passageiros do aeroporto. Entretanto, quase quatro anos depois, aeronaves comerciais com passageiros não pousaram e nem decolaram do lugar.

Itanhaém

Entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, Itanhaém recebeu voos de pequenos aviões comerciais durante a temporada de verão. O local possui uma pista de 1400 metros de extensão e suas principais atividades comerciais são o aeroclube, a escola de aviação, hangares, oficinas de manutenção, posto de abastecimento de aeronaves e locadora de veículos.
Com um currículo político vasto, o ministro Márcio França terá que articular muito para atender às demandas da Baixada Santista.

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