PROGRESSO

Investimentos de R$ 21,28 bilhões são anunciados para o Porto de Santos

Entre os projetos que receberão aportes estão o túnel Santos-Guarujá e a transferência do terminal de passageiros para o Valongo

Redação
Publicado em 12/03/2024, às 09h14

FacebookTwitterWhatsApp
Anúncio dos investimentos foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho - Pedro Cavalcante/APS
Anúncio dos investimentos foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho - Pedro Cavalcante/APS

O ministro de Portos e Aeroportos Silvio Costa Filho anunciou, na segunda-feira (11), durante visita à sede da Autoridade Portuária de Santos (APS), um plano de investimentos no porto de Santos da ordem de R$ 21,28 bilhões, para o período de 2024 a 2028. O plano envolve recursos federais, do estado de São Paulo, PPPs (parcerias público-privadas) e privados. O túnel Santos-Guarujá, a transferência do terminal de passageiros para o Valongo, Fips (ferrovia interna do porto de Santos), aprofundamento do canal de navegação e perimetral em Guarujá receberão aportes.

Doze projetos estratégicos integram o plano de investimentos proposto pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Autoridade Portuária de Santos. “Esse é o maior aporte de investimentos planejados para o porto de Santos”, disse o ministro. 

Um dos projetos contemplados é a construção do túnel entre Santos à Guarujá, o qual levará R$ 6 bilhões desse montante, um aporte a ser dividido igualmente entre os governos federal e do estado de São Paulo. Os recursos federais são oriundos do Orçamento Geral da União e do caixa da APS.

A transferência do terminal de passageiros para o Valongo envolverá recursos federais e privados da ordem de R$ 1,4 bilhão. O ministro afirmou que a ideia é criar um hub de turismo em Santos e interligar o terminal de passageiros ao Parque Valongo (em construção), que também receberá, ao final, R$ 100 milhões.

A Fips será o terceiro maior projeto a receber recursos, R$ 1 bilhão. Em andamento pela associação que integra as ferrovias Centro Atlântica, MRS e Rumo, os investimentos serão feitos nos cinco primeiros anos do contrato. O projeto aumentará a capacidade de transporte de cargas por ferrovia de 50 milhões de toneladas por ano, para 115 milhões.

Outro projeto que receberá recursos é o aprofundamento, para 16 metros, do canal de navegação do porto. Serão investidos R$ 324,1 milhões na dragagem, em cinco anos. O ministro explicou que, a princípio, o canal de navegação será aprofundado para 16 metros, enquanto isso, o governo federal prepara uma PPP para 20 anos, estimada em R$ 6,5 bilhões, para ampliar a profundidade para 17 metros.

Canal do Porto de Santos
Pedro Cavalcante/APS

Outros R$ 544 milhões serão destinados, via Novo PAC, à construção da segunda etapa da avenida perimetral do porto, em Guarujá (margem esquerda). Os projetos contemplam ainda a repotencialização da Usina Hidrelétrica de Itatinga, incluindo a produção de hidrogênio verde; a criação de um pátio de estacionamento em área de 100 mil m²; implantação do sistema de monitoramento de tráfego de navios e melhorias na margem direita (Alemoa).
Já os investimentos em  21 terminais privados, em cinco anos, somam R$ 8,68 bilhões. O presidente da APS, Anderson Pomini, agradeceu o apoio do ministro Silvio Costa Filho, que já visitou o porto de Santos quatro vezes, durante os seis meses no cargo.

*Com informações de Autoridade Portuária de Santos (APS)

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!