Projeto prevê aumento na capacidade de contêineres em 50%; passará de seis para nove milhões por ano, e construção de novo terminal de passageiros
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) determinou, na terça-feira (15), que seguirá com o leilão para a construção da unidade portuária STS10, localizada no porto de Santos. A medida foi tomada após a análise de diversas alternativas à concessão do espaço. No modelo aprovado pela pasta, juntamente com a Casa Civil, serão construídos quatro berços de atracação, um a mais do que indicava o projeto original. Isso fará com que a capacidade de contêineres no porto de Santos aumente em 50%, passando de seis para nove milhões de unidades por ano.
Em relação ao terminal de passageiros, o governo federal analisará, junto com a Infra S.A., qual será a melhor modelagem para a operação do espaço, que recebe um milhão de passageiros por ano. De acordo com o MPor, o novo terminal de passageiros não deve interferir na operação da área de contêiners.
O ministro Silvio Costa Filho afirmou: "É um projeto construído após muita análise, para que a gente pudesse encontrar a melhor solução para o porto de Santos e para o país”. Ele disse, também, que o modelo original foi elaborado em um cenário de privatização do complexo portuário, o que acabou descartado pelo governo Lula. "Estamos ampliando a capacidade de importação e exportação do maior porto brasileiro, garantindo melhoria na operação e tornando nossos produtos exportados ainda mais competitivos”.
O estudo ajustado deverá ser encaminhado para análise do Tribunal de Contas da União (TCU) ainda este ano. A previsão é de que o leilão da área ocorra em 2025.