LIGAÇÃO SECA

Deputado Paulo Alexandre Barbosa aposta em integração para viabilizar túnel Santos-Guarujá

Parlamentar tem defendido atuação conjunta dos governos estadual e federal para tirar do papel velho projeto de túnel que liga as duas cidades

Da redação
Publicado em 02/02/2023, às 16h41 - Atualizado às 17h21

FacebookTwitterWhatsApp
Canal Santos-Guarujá Deputado Paulo Alexandre Barbosa aposta na integração para viabilizar túnel Santos-Guarujá - Imagem: Reprodução / Sérgio Furtado / Fotos Públicas
Canal Santos-Guarujá Deputado Paulo Alexandre Barbosa aposta na integração para viabilizar túnel Santos-Guarujá - Imagem: Reprodução / Sérgio Furtado / Fotos Públicas

Moradores da Baixada Santista com certeza já ouviram muitas histórias sobre a construção de uma ponte ou de um túnel ligando Santos e Guarujá. O projeto se arrasta há tanto tempo que para muitos virou lenda. De acordo com o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP), a discussão sobre a ligação seca entre Santos e Guarujá tem quase um século.

Atualmente, quem precisa atravessar o canal que divide as duas cidades, motorizado ou de bike, tem a opção de encarar a sofrível travessia de balsa ou dar uma volta de 40 quilômetros pela rodovia Cônego Domênico Rangoni.

Aposta na integração

Paulo Alexandre Barbosa durante entrevista para o Café da Manhã (TV Cultura Litoral)

Ex-prefeito de Santos, o deputado federal Paulo Alexandre Barbosa tem defendido a integração entre os governos federal e estadual para viabilizar o túnel. "Vou trabalhar com o presidente e o governador para tirarmos este tema [ligação seca] do papel”, declarou recentemente.

Contatado pelo Portal Costa Norte, o gabinete do deputado não se posicionou sobre como ele pretende atuar no Congresso Nacional para viabilizar o projeto. No entanto, o parlamentar defende a ligação seca há mais de uma década. Em 2008, Barbosa, então deputado estadual, presidiu uma Frente Parlamentar em Defesa da Construção do Túnel.

No início deste ano, ele anunciou que vai trabalhar com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, para que “questões históricas para [a] Baixada Santista sejam retiradas do papel”. Dentre elas, o deputado citou a ligação seca.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!