Expectativa é de que, após 30 dias, procedimento seja encaminhado ao TCU e, a seguir, realizado leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo)
A Autoridade Portuária de Santos (APS) liberou, na sexta-feira (25), acesso à consulta pública para obtenção de contribuições para o leilão do terminal STS08, no porto de Santos. O intuito é aumentar a capacidade de armazenamento de granéis líquidos, principalmente, combustíveis. Os questionamentos e contribuições podem ser dados no site do porto de Santos e na plataforma Participa + Brasil, durante trinta dias após a publicação do aviso de consulta pública, no Diário Oficial da União, de quarta-feira (30).
A expectativa é de que, após o prazo de 30 dias, a APS encaminhe o procedimento ao Tribunal de Contas da União (TCU) e, na sequência, promova o leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo). A área a ser leiloada terá conexões com dutovias, rodovias e píeres na Alemoa, localizado na margem direita do porto de Santos, e que conta com movimentação de granéis líquidos.
Segundo o presidente da APS, Anderson Pomini, a medida é de "extrema importância" para atender ao aumento da demanda por movimentação de combustíveis que abastecem as regiões Sudeste, Sul, parte do Centro-Oeste e, também, Bolívia, Paraguai e Chile. Além disso, Pomini diz que isso representa o "aumento da livre concorrência e abertura de mercado, tornando-o menos concentrado".