Se a cassação for confirmada, a vaga poderá ser assumida pelo suplente do partido pelo qual o vereador foi eleito

O vereador de São VicenteTiago Peretto pode perder o mandato após o Ministério Público Eleitoral se manifestar favoravelmente à cassação de sua cadeira na Câmara Municipal. Ação foi motivada pela saída do parlamentar do União Brasil para ingressar no Podemos, mudança que, segundo os autores do processo, caracterizaria infidelidade partidária.
Peretto foi eleito pelo União Brasil e, em abril deste ano, anunciou sua filiação ao Podemos. O caso passou a ser analisado pela Justiça Eleitoral, que deverá decidir se houve justa causa para a troca de legenda. Caso a cassação seja confirmada, a vaga poderá ser assumida pelo suplente do partido pelo qual o vereador foi eleito.
O caso ganhou grande repercussão nos bastidores políticos da Baixada Santista, principalmente porque Peretto foi o vereador mais votado da região nas últimas eleições, e é apontado como possível candidato a deputado estadual em 2026. A decisão da Justiça Eleitoral poderá influenciar diretamente o cenário político de São Vicente e os planos eleitorais do parlamentar para os próximos anos.