VOTO EM TRÂNSITO

Vai viajar nas Eleições? Confira como votar em trânsito

1º turno das eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro, das 8h às 17h, e eventual 2º turno será realizado no dia 30 de outubro

Da redação
Publicado em 22/09/2022, às 11h48 - Atualizado às 12h21

FacebookTwitterWhatsApp
Marcello Casal jr/Agência Brasil
Marcello Casal jr/Agência Brasil

O que é voto em trânsito? Ocorre quando o eleitor indica um outro local de votação além de seu domicilio eleitoral, mas só é permitido em capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores.

Os eleitores e eleitoras que pretendem votar em 2022 'em trânsito' deveriam ter solicitado este serviço ao setor da Justiça Eleitoral entre os dias 18 de julho a 18 de agosto.

Porém, há duas possibilidades de voto em trânsito: caso a pessoa esteja fora da cidade em que vota, mas ainda dentro do estado em que reside, poderá participar das eleições para os cargos de presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Porém, em casos de viagem para outro estado, o único voto possível é para o cargo de Presidente da República.

O 1º turno das eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro, as 8h às 17h, e eventual 2º turno será realizado no dia 30 de outubro.

O que é preciso levar para votar?

Uma boa saída para quem perdeu os documentos e já cadastrou a biometria pela Justiça Eleitoral é usá-la como identificação. Mas há outras opções disponíveis, confira:

e-Título (título de eleitor em meio digital. Se estiver sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);

Carteira de identidade;

Identidade social;

Passaporte;

Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;

Certificado de reservista;

Carteira de trabalho;

Carteira nacional de habilitação.

Não é obrigatório apresentar o título de eleitor para votar.

Importante ressaltar que, caso haja segundo turno, será realizado em 30 de outubro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!