EM DIA COM A POLÍTICA

UTI da Santa Casa de Santos passará por reforma

Confira a coluna desta sexta-feira (01)

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 01/12/2023, às 16h05

FacebookTwitterWhatsApp
Mais antiga Santa Casa em funcionamento no Brasil, com 480 anos de existência - Santa Casa de Santos
Mais antiga Santa Casa em funcionamento no Brasil, com 480 anos de existência - Santa Casa de Santos

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Santos receberá uma necessária reforma. A inicitiva foi anunciada durante uma audiência no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e da deputada federal Rosana Valle (PL).

Recursos para reforma

A obra será financiada com recursos do Estado, uma iniciativa indicada pela deputada Rosana Valle. A Santa Casa, com seus 480 anos de existência, a mais antiga em funcionamento no Brasil, desempenha um papel importante na prestação de serviços de saúde à população. A reforma é vista como um passo essencial para garantir um atendimento mais eficiente e humanizado.

Parceria 

Rosana Valle expressou sua satisfação com a realização dessa conquista para Santos, destacando que esse é um pedido antigo da Diretoria da Santa Casa e da população local. A parceria entre o governo estadual e a Bancada Paulista, com o aporte de recursos para essa obra, demonstra o compromisso em fortalecer a infraestrutura de saúde da região.

Investimentos

Além da reforma na UTI, o governador Tarcísio anunciou que Santos receberá outros investimentos significativos em breve. Isso inclui não apenas a área da saúde, mas também setores essenciais como Habitação e Infraestrutura Urbana.

Santa Casa de Santos

Como a mais antiga instituição de saúde em funcionamento no Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Santos atende uma população de 1,8 milhão de habitantes na Baixada Santista. Com 600 leitos ativos, mais de 60% destinados a pacientes do SUS, a instituição enfrenta desafios cruciais e estratégicos na área da saúde.

Coração

Na especialidade cardíaca, a Santa Casa de Santos opera com 10 leitos de UTI pós-operatório e outros 10 leitos de UTI coronariana. A taxa atual de ocupação desses leitos é de 88%, sublinhando a necessidade urgente de melhorias estruturais.

Cirurgia Cardíaca

No Ambulatório de Cirurgia Cardíaca, a instituição atende cerca de 24 pacientes mensalmente, todos pelo SUS. Esse é um indicativo do papel fundamental desempenhado pela Santa Casa de Santos na oferta de serviços essenciais à população local.

Celebração

Na próxima segunda-feira (04), às 10 horas, na Câmara Municipal de Santos, o deputado estadual Caio França (PSB) estará promovendo uma sessão solene em homenagem ao centenário da Diocese de Santos no Plenário Oswaldo De Rosis. A solenidade é aberta ao público.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!