No próximo ano, os brasileiros escolhem os prefeitos que vão administrar os municípios nos próximos 4 anos. Uma transição transparente, democrática e responsável é instrumento facilitador da “troca das cadeiras” dos governos municipais. Para discutir e contribuir com esse processo, o Cepam (Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal) reúne, na próxima quarta-feira (30), na capital, especialistas, gestores e técnicos, no ‘Seminário sobre Transição de Governo nos Municípios Paulistas’.
Para o presidente do Cepam, Lobbe Neto, “a transição responsável deve garantir a continuidade dos serviços, com transparência. Na administração pública, tudo deve ser feito com o olhar voltado para a melhoria da cidade e das condições de vida da população.”
Normas pertinentes
"Uma transição bem ordenada exige, antes de tudo, transparência. É preciso que a nova administração receba previamente todas as informações necessárias ao exercício de suas futuras atribuições”, esclarece o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar Municipalista, Celso Giglio, que falará na abertura do evento.
Para ele, “o processo de transição deve ser o produto de uma práxis bem sedimentada, de preferência, fixada por meio de normas pertinentes. Só desse modo, o processo poderá desenvolver-se com fluência e naturalidade, independentemente da boa vontade dos atores envolvidos.”
Painel
No painel ‘A Importância de Um Processo de Transição Democrático e Responsável nos Municípios’ serão palestrantes a técnica do Cepam, Maria do Carmo Cruz; o cientista político, Eduardo Graeff; e o coordenador da Rede Nossa SP, Oded Grajew.
Graeff adianta que abordará o contexto político em que FHC (Fernando Henrique Cardoso) se preparou para o processo de transição, do qual participou, e que pode ser aplicado às circunstâncias das prefeituras. Para ele, a principal conclusão é que “a transição de governo organizada, sem traumas nem descontinuidade dos serviços essenciais, interessa tanto aos cidadãos comuns quanto aos políticos.”
Mais participações
O evento também contará com a presença do secretário estadual de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, do presidente da APM (Associação Paulista de Municípios), Marcos Monti, e do presidente da Uvesp (União dos Vereadores do Estado de SP), Sebastião Misiara.
Serviço:
Dia: 30/11, das 8h30 às 13h
Local: Auditório do Cepam (av. Profº Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária, SP
Informações: (11) 3811-0312
Inscrições: http://eventos.cepam.sp.gov.br/seventos/
Comentários