ELEIÇÕES 2022

Tá na dúvida de como votar? TSE disponibiliza simulador virtual para você treinar

Por meio da ferramenta online, eleitor pode treinar como vai votar no dia do pleito como se estivesse diante de uma urna de verdade

Da redação
Publicado em 19/08/2022, às 09h44 - Atualizado às 10h48

FacebookTwitterWhatsApp
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza, em seu site, o simulador de votação na urna eletrônica para as eleições 2022 Tá na dúvida de como votar? TSE disponibiliza simulador virtual para você treinar Mulher digitando na urna eletrônica - Roberto Jayme/TSE
Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza, em seu site, o simulador de votação na urna eletrônica para as eleições 2022 Tá na dúvida de como votar? TSE disponibiliza simulador virtual para você treinar Mulher digitando na urna eletrônica - Roberto Jayme/TSE

Mesmo com o sistema de urnas eletrônicas tendo sido implantado em 1996, a verdade é que, por ficarmos dois anos longe do aparelho, é normal surgirem dúvidas na hora de utilizá-lo. E nunca se pode esquecer que em cada nova eleição um contingente de novos eleitores entra no processo.

Pensando nisso, o  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza, em seu site, o simulador de votação na urna eletrônica para as eleições 2022

Por meio da ferramenta, a eleitora ou o eleitor pode treinar como vai votar no dia do pleito como se estivesse diante de uma urna de verdade. A experiência é rápida, didática e até divertida, garante o TSE.

O simulador existe desde as eleições 2014 e ajuda, inclusive, a reduzir o tempo para votar, evitando longas filas nas seções eleitorais. Isso porque o treino na urna virtual permite maior compreensão, por exemplo, da ordem de escolha dos candidatos durante a votação.

O primeiro cargo a ser preenchido na urna é de deputado federal (com quatro dígitos). Em seguida, o eleitor deve escolher seu candidato a deputado estadual ou distrital - esse apenas para eleitores do Distrito Federal - (com cinco dígitos); para senador (com três dígitos), para governador (dois dígitos) e, por último, para presidente da República (com dois dígitos).

Como treinar

No simulador os candidatos são todos fictícios, assim como os partidos. Para treinar, basta entrar na página seguindo as orientações que surgem na tela para começar a votar. Primeiro é preciso escolher se você quer votar no primeiro ou no segundo turno.

Após concluir a votação de todos os cargos, aparece a palavra FIM e o famoso barulhinho da urna eletrônica: pililili.

No fim da votação, ou a qualquer momento, o eleitor poderá retornar à página inicial, escolher o turno e reiniciar a votação (basta clicar no link “nova simulação”) para treinar mais vezes. Devido ao caráter didático, caso o usuário realize um procedimento incorreto durante a votação, o simulador apresentará uma mensagem explicativa, e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada.

*Com informações de TSE

Leia também: Lobisomem e Cuca candidatos? Entenda como esses personagens podem te ajudar na hora do voto

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!