HABITAÇÃO

Suman está prestes a assinar o convênio para a construção de 240 moradias no Cantagalo

Unidades habitacionais serão destinadas às famílias das vítimas de deslizamentos ocorridos durante as chuvas de março deste ano

Da redação
Publicado em 15/12/2020, às 17h41 - Atualizado às 17h42

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, e a deputada federal Rosana Valle estão em Brasília nesta terça-feira, 15, no Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), para a cerimônia de assinatura do convênio que garante a destinação de R$ 27 milhões para a construção de 240 moradias no Cantagalo, na região da Enseada.

Participe dos nossos grupos ➤ https://bit.ly/GUARUJAINFO 📲  Informe-se, denuncie!

As unidades serão destinadas às famílias vítimas dos delizamentos decorrentes da tempestade que assolou o município em em março deste ano, desabrigando centenas de famílias. Com a liberação dos recursos, a obra deve começar no primeiro semestre do próximo ano.

O novo projeto habitacional será desenvolvido em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil e atenderá famílias da Vila Júlia, Vila Baiana, Vale da Morte e Barreira do João Guarda, que atualmente são atendidas pelo município com aluguel social.

As moradias serão construídas na quadra 2 do Conjunto Cantagalo (Projeto Enseada), que depois de tratativas da prefeitura junto à Cetesb, por ser área de preservação ambiental, foi destinada à produção habitacional.

A  pedido da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), a deputada  federal Rosana Valle ajudou na intermediação das negociações com o governo federal no sentido de transpor o projeto para a Secretaria Nacional de Defesa Civil, uma vez que no programa Minha Casa Minha Vida não havia recursos disponíveis.

A parlamentar comentou sobre a conquista nesta terça-feira. "Eu tive o orgulho de intermediar e de conseguir, por meio da Secretaria Nacional da Habitação, e da Secretaria Nacional da Defesa Civil, na pessoa do coronel Alexandre Lucas"

Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho atendeu a solicitação e autorizou a construção das 240 moradias. “Quem ganha é a população. Além de atender famílias de áreas de risco, conseguimos proporcionar o sonho da casa própria”, pontuou o titular da Sehab.

No aguardo para a assinatura, o prefeito Suman comentou que o convênio só foi possível com o apoio de muitas frentes. "É a comunhão de forças melhorando a condição de vida de pessoas que lamentavelmente tiveram tudo destruído, as casas e a própria dignidade, mas estamos recuperando, essa é a função do político", pontuou.

Projeto Enseada

A prefeitura vem lutando pela retomada total do Projeto Enseada, no Cantagalo, que destinará 1.060 moradias populares, para atender a população de baixa renda e áreas de risco que residem no Cantagalo e Vila Baiana, cadastradas previamente pela Sehab. Em 2018, foram entregues as primeiras 400 unidades do empreendimento.

A obra do Cantagalo é desenvolvida com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – (PAC 2) e de contrapartida municipal, com parceria do Ministério de Desenvolvimento Regional/Caixa Econômica Federal.

Já as obras de produção habitacional são por meio do Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), da Secretaria de Estado da Habitação (CDHU e Casa Paulista) e prefeitura de Guarujá, via Sehab.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!