EM DIA COM A POLÍTICA

Soluções para os constantes alagamentos

Leia a coluna desta sexta-feira (5)

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 05/01/2024, às 16h39

FacebookTwitterWhatsApp
Avenida Nossa Senhora da Lapa, em Cubatão, sofre com alagamentos constantes - Reprodução TV Cultura
Avenida Nossa Senhora da Lapa, em Cubatão, sofre com alagamentos constantes - Reprodução TV Cultura

A chuva que atingiu a Baixada Santista na noite de quinta-feira (4) deixou ruas e avenidas inundadas em vários municípios. Em Cubatão, a avenida Nossa Senhora da Lapa, um importante corredor localizado no bairro da Vila Nova, sofreu mais uma vez com alagamentos. O local passou recentemente por intervenções. Em São Vicente, moradores do Catiapoã fizeram registros e enviaram fotos para a produção do Jornal Litoral, da TV Cultura, mostrando a situação da rua Eronildes Menezes Pimentel, que constantemente sofre com alagamentos.

Justificativa I

Sobre a situação, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), informou que o município tem realizado uma série de intervenções para amenizar o transtorno causado pelas chuvas e consequentes alagamentos na cidade.

Grana

Segundo a nota da assessoria, as conquistas são frutos de articulação entre o prefeito Kayo Amado (Podemos) e o Governo do Estado, que viabilizou o investimento de R$25 milhões para obras de drenagem contra as enchentes.

Projetos

De acordo com a prefeitura, São Vicente já tem contrato firmado com o Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo do Estado de São Paulo (Daee-SP) para a execução do canal com um conjunto de comportas no Rio dos Bugres. Esse canal ajudará a isolar os canais das avenidas Lourival Moreira do Amaral e Alcides de Araújo das marés altas, mantendo, assim, os canais vazios para detenção exclusiva dos temporais com maior intensidade, diminuindo os riscos de enchente na região.

Justificativa II

Recentemente, uma empresa especializada em engenharia consultiva concluiu, sob fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), um Plano Diretor de Macro e Microdrenagem, no qual estão inseridos todos os projetos de obras necessárias de combate às enchentes no município.

Planejamento

O estudo estima a necessidade da instalação de comportas em mais 16 locais em São Vicente, totalizando 23, além da implantação de estações elevatórias de drenagem. Os investimentos giram em torno de R$800 milhões. Para isso, a Prefeitura segue mantendo diálogo constante junto às instituições financeiras e às esferas federal e estadual.

Justificativa III

Já a Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semob), informa que foi até o local, tomou ciência dos alagamentos ocorridos ontem na cidade, e que o sistema de bombeamento na Vila São José, instalado entre a avenida Nove de Abril e a Nossa Senhora da Lapa, está em fase de adequações quanto à regulagem de volume pluvial, visando amenizar enchentes. A Defesa Civil de Cubatão informa que ocorrências de maior vulto não foram registradas.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!