EM DIA COM A POLÍTICA

São Vicente, 492 anos!

No dia 22 de janeiro de 1532, Martim Afonso de Souza fundou a primeira vila do Brasil, batizando-a de São Vicente

Danilo Martins e Thiago Dantas
Publicado em 22/01/2024, às 16h49 - Atualizado em 23/01/2024, às 09h32

FacebookTwitterWhatsApp
Marco Padrão, na praia do Gonzaguinha, em homenagem à fundação da cidade - Pinterest
Marco Padrão, na praia do Gonzaguinha, em homenagem à fundação da cidade - Pinterest

Autoridades e políticos participaram das ações durante todo o dia de ontem (22),  em comemoração ao aniversário de 492 anos da fundação da Vila de São Vicente. A programação começou bem cedo, com o hasteamento das bandeiras dos estados brasileiros, do Brasil e do município de São Vicente, na praça 21 Irmãos, próximo ao acesso à ilha Porchat. Nesta primeira solenidade, estavam presentes o prefeito Kayo Amado (Podemos), a vice-prefeita Sandra Conti (DEM), o deputado estadual Caio França (PSB), secretários municipais e vereadores. A deputada estadual Solange Freitas (União) estava representada por uma assessora parlamentar.

Mesmo ausente…

A deputada usou as redes sociais para felicitar a cidade e os vicentinos. “Feliz 492 anos, São Vicente! A primeira cidade do Brasil, o lugar que eu escolhi para viver e amar todos os dias”, escreveu. Por fim, ela pediu que seus seguidores informassem o "cantinho" favorito na cidade.

Viva São Vicente!

O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), esteve na cidade, onde ganhou notoriedade política - foi vereador e prefeito do município entre os anos de  1989 e 2004 - durante o final de semana. 

Por onde passou?

França participou da Feira do Empreendedorismo, Economia Criativa e Inovação São Vicente 360° e assistiu à 41ª edição da Encenação da Fundação de São Vicente. O espetáculo, segundo o ministro, o maior do mundo encenado em areia de praia!

Frisou

Márcio fez questão de ressaltar na publicação que o evento foi levado à praia durante sua gestão (1997/2004). "O tradicional evento que levei às areias do Gonzaguinha quando fui prefeito, retorna à praia após quatro anos! Uma honra participar desse retorno!", publicou.

Continuação da programação

Em seguida, as autoridades seguiram para uma missa na Igreja Matriz da cidade, comandada pelo bispo Diocesano de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa. Após o encontro na igreja, uma procissão percorreu algumas ruas até a sede da prefeitura - lá, Kayo Amado assinou alguns documentos, cantou parabéns e distribuiu 492 fatias de bolo à população.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!