Em dia com a política

Rosana Valle pede que governo federal resgate brasileiros no Sudão

Confira o trabalho dos deputados federais da nossa região

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 24/04/2023, às 14h39 - Atualizado às 15h05

FacebookTwitterWhatsApp
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região Em dia com a Política Arte da coluna
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região Em dia com a Política Arte da coluna

A deputada federal Rosana Valle (PL) protocolou em caráter de urgência um requerimento solicitando a retirada imediata de 20 brasileiros que estão no Sudão, país africano que enfrenta uma guerra civil, e pede providências por parte do Ministério das Relações Exteriores chefiado por Mauro Vieira. O Fantástico da TV Globo mostrou o drama dos brasileiros na edição de ontem (23). O programa informou que o grupo conseguiu embarcar num ônibus em direção à fronteira com o Egito numa viagem de 1.000 quilômetros. Desde que a guerra foi deflagrada no país africano em 15 de abril, a capital Cartum tem sofrido intenso bombardeio.Os moradores da cidade estão entrincheirados em suas casas, incluindo estrangeiros de várias partes do mundo.

Esperança

Espero que, o quanto antes e solidário ao nosso pedido urgente, o Ministério das Relações Exteriores tome as medidas necessárias para assegurar o direito de livre trânsito desses cidadãos, diante do grave quadro beligerante em que o Sudão se encontra”, concluiu a deputada.

Tô na mídia

Rosana ganhou destaque na Coluna do Estadão, publicada na edição de hoje do jornal O Estado de São Paulo. O assunto: a instauração da CPMI do 8 de janeiro.

Tô na mídia II

“Um governo que se diz interessado em investigar não pode ser o mesmo governo que quis impor sigilo de cinco anos para as imagens do 8 de janeiro”, publicou o jornal.

Na Europa

O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB),  que está em missão oficial em Portugal, visitou a Universidade de Coimbra e tratou de temas relacionados à educação.

Colaboração

O deputado, que também é presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, se reuniu com o vice-reitor da Instituição João Nuno Calvão da Silva. Barbosa articulou uma nova parceria entre os dois países: o ingresso de estudantes brasileiros de escolas públicas em Coimbra em parceria com universidades privadas do Brasil.

Com a palavra, o parlamentar 

“É fundamental que a gente possa conhecer um pouco dessa história, que a gente possa dar oportunidade a jovens brasileiros para que conheçam essa realidade que é muito bacana e  importante para o aprendizado deles”, afirmou Paulo Alexandre.

Comunitas

O parlamentar entregou uma carta de intenções com o objetivo de planejar uma parceria entre a Comunitas e a Universidade de Coimbra para realizar um curso de lideranças políticas e concessão de bolsas de estudos.

Para entender

A Comunitas é uma organização social sem fins lucrativos que tem como missão contribuir para o fortalecimento da gestão pública no Brasil por meio de atuação conjunta com governos e pela mobilização de líderes empresariais e sociais em torno de objetivos comuns.

Para entender II

O curso tem como objetivo capacitar líderes públicos brasileiros para enfrentar desafios do desenvolvimento socioeconômico do país, promovendo o conhecimento a partir de cases internacionais. 

Mais médicos

O deputado federal Alberto Mourão (MDB) apresentou uma emenda à Medida Provisória do Programa Mais Médicos (MP 1.165/23) com o objetivo de conceder bolsas de estudo para o cuso de Medicina. 

Objetivo

Segundo Mourão, a ideia é incentivar a residência desses profissionais no SUS, pelo Programa de Medicina de Família e Comunidade, ampliando a oferta de médicos em unidades públicas de saúde.

Fala deputado

“A intenção é contribuir para a formação de médicos que atendam o SUS, diminuindo o problema da falta destes profissionais nas regiões carentes e distantes de centros e capitais, reduzindo, assim, as desigualdades regionais na área de  saúde pública”.


Presidente

O deputado Delegado da Cunha (PP) presidiu no dia (18) uma das sessões da Comissão Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. O fato foi apresentado no resumo semanal que a assessoria do parlamentar apresenta nas redes sociais.

Comissões

Da Cunha também participou das comissões de  Relações Exteriores e Segurança Nacional e Esportes


Pedidos

Ainda houve tempo para uma reunião com membros do Consulado da Coreia do Sul. O objetivo foi ouvir as demandas da comunidade coreana no Brasil   

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!