GOVERNO DE SP

Revolta? Tarcísio de Freitas desfere marteladas durante evento na B3

O episódio ocorreu durante o leilão no qual o governo de SP concedeu o Rodoanel Norte à iniciativa privada

Thiago Reis Dantas
Publicado em 15/03/2023, às 13h14 - Atualizado às 14h33

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Após desferir os golpes na bancada, o martelo voou, caindo no chão em seguida Tarcísio no leilão do Rodoanel Governador observa martelo voando - Secretaria de Comunicação/ Governo de SP
Após desferir os golpes na bancada, o martelo voou, caindo no chão em seguida Tarcísio no leilão do Rodoanel Governador observa martelo voando - Secretaria de Comunicação/ Governo de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), protagonizou uma cena um tanto inusitada após a Via Appia FIP Infraestrutura arrematar o lote do trecho norte do Rodoanel, ontem (14) na sede da B3. O governador desferiu uma série de marteladas contra a tribuna; os golpes foram tão fortes que o martelo caiu no chão

“Vocês sabem que tem que bater o martelo com energia. Quando você bate com energia, isso traz coisa boa, é sinal que muitos leilões serão bem sucedidos”, discursou o governador antes de disparar com as marteladas. 

Após o evento, Tarcísio publicou o vídeo da ação inusitada. “Que felicidade que o primeiro martelo batido como governador seja para tirar do papel uma obra tão emblemática como essa. Serão 44 km, 15 mil empregos e R$3,4 bi em investimentos. Esse é o primeiro de muitos. Não dá mais pra admitir obra parada. E nós vamos concluir o Rodoanel”, escreveu no Twitter.

A cena chamou atenção nas redes sociais Governador Tarcísio, leilão B3 Governador Tarcísio desfere golpes de martelo na bancada de leilão (Secretaria de Comunicação/ Governo de SP)

A cena viralizou rapidamente na internet. Os seguidores do governador se dividiram. “Orgulho do meu governador! Continue assim, Tarcísio! São Paulo vai longe com o seu governo!”, escreveu uma internauta. “A agressividade que irrompe de um gesto que poderia ser trivial apavora pelo conteúdo recalcado nele contido. Espancar um objeto é sinal de algo a investigar”, afirmou outro seguidor.

Sobre o Leilão

A licitação finalizada ontem foi na modalidade concorrência internacional. O projeto prevê retomar as intervenções no Rodoanel Norte por meio de uma parceria público-privada (PPP). A Via Appia FIP Infraestrutura terá a concessão dos serviços de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário pelo prazo de 31 anos.

O projeto está orçado em R$3,4 bilhões. O consórcio ficará responsável por aplicar R$2 bilhões na finalização das obras civis, além de mais R$ 323,4 milhões para a implantação de projetos auxiliares.  

A proposta vencedora apresentou deságio (desconto sobre o valor a ser pago pelo estado) de 100% pela contraprestação dos serviços públicos de operação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário por 31 anos. O valor estipulado no edital era de R$ 51,4 milhões anuais.

No segundo critério de classificação, de desconto do aporte do Governo de São Paulo no empreendimento, foi oferecido desconto de 23,10% – o montante constante no certame era de R$1,4 bilhão. Um total de quatro propostas para assumir o empreendimento.

Além disso, o consórcio deverá investir R$1,8 bilhão ao longo da concessão para a operação e manutenção da via. A supervisão ficará a cargo da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp).

Rodoanel 

O Trecho Norte do Rodoanel terá 44 quilômetros de extensão no eixo principal com três ou quatro faixas de rolamento por sentido, passando pelos municípios de São Paulo, Arujá e Guarulhos. Dentre as melhorias previstas, estão a construção de sete túneis duplos, 107 obras de arte especiais, quatro paradas para cargas especiais, duas bases do Serviço de Atendimento aos Usuários (SAU), dois Postos Gerais de Fiscalização (PGF), duas balanças de pesagem, câmeras de monitoramento e veículos operacionais (ambulâncias, guinchos, caminhão pipa e inspeção de tráfego) para atender toda a extensão da rodovia. Com a conclusão dessas obras, o Rodoanel passará a contar com 175 quilômetros de extensão. 

Pedágio

O Rodoanel Norte terá uso exclusivo do sistema free flow (fluxo livre), tecnologia com sensores que calcula a tarifa por quilômetro rodado. Com isso, é eliminada a necessidade do motorista parar em praça de pedágio com consequente redução do tempo de viagem.

O sistema funciona da seguinte forma: quando o veículo passa pelo pórtico, as câmeras com tecnologia OCR (Optical Character Recognition, ou Reconhecimento Ótico de Caracteres) fazem a leitura das imagens frontal e traseira das placas e um scanner a laser faz a identificação e o dimensionamento dos veículos em tempo real, capturando as características como altura, largura, comprimento, trajeto e velocidade de carros, motos, ônibus, entre outros parâmetros.

As antenas de identificação de TAGs e as câmeras de monitoramento complementam as informações que são enviadas para um sistema central responsável por receber e processar todos os dados. Os usuários que possuírem TAGs, farão o pagamento automático; aqueles que não possuírem TAG, pagarão a tarifa posteriormente por meio de uma plataforma digital a ser implementada pela concessionária.

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