Saúde, segurança, política, gafe e muito mais; veja o resumo do trabalho dos deputados federais da região
Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 27/03/2023, às 11h37 - Atualizado às 13h26
Os cerca de 40 mil moradores dos morros de Santos têm recebido uma atenção especial de algumas autoridades. Nos últimos dias, o prefeito Rogério Santos (PSDB) visitou a área em duas ocasiões - quarta-feira (22) e sábado (25). Nesta última data, Rogério teve a companhia do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), do deputado estadual Caio França (PSB), do secretário de Governo Fábio Ferraz, do vereador Chita Menezes (PSB), além de assessores. Eles estiveram no local para anunciar e conhecer as instalações da futura agência dos Correios no São Bento.
Velha reivindicação, a agência vai funcionar no antigo CRAS do São Bento, ao lado da Igreja Nossa Senhora de Assunção, colado na base da Polícia Militar que, segundo os moradores, está desativada.
O sábado foi de sol e muito calor. Paulo Alexandre, Fábio Ferraz e Chita Menezes encararam o calorão de calça jeans; já Caio França e Rogério foram prontos para encarar a temperatura alta e estavam no estilo litorâneo de se vestir, de bermuda e camiseta.
A região tem vários comércios e todos (prefeito, deputados, secretário, vereador e assessores) percorreram algumas ruas do local. Para entrar de vez no clima praiano, apesar de estarem no morro, Rogério Santos e Caio França foram além: ambos compraram chinelos em uma das lojas. Só não utilizaram os novos calçados durante o evento.
Um dos populares que acompanhou a visita, brincou com a presença do antigo e do atual chefe do Executivo santista na ocasião e soltou: “mas quem é o prefeito?”, sorrindo, os dois responderam que ambos cuidavam da cidade.
Rogério falava sobre a importância da chegada do serviço dos Correios e do empenho de todos pela instalação da agência no local, mas quando foi falar especificamente de Paulo Alexandre, sem querer, falou: “(...) todo empenho do prefeito Paulo Alexandre (...)”.
Como era a gravação de uma reportagem, o prefeito parou na hora e corrigiu o erro. Refez a fala, agora de forma correta: “(...) todo empenho do deputado federal Paulo Alexandre (...)”.
Após a vistoria, o prefeito e o deputado Paulo Alexandre prometeram que o local será entregue no segundo semestre deste ano.
A deputada federal Rosana Valle (PL) divulgou um artigo sobre a situação e uma possível solução para os moradores de rua na cidade de Santos e em outros municípios. “Precisamos de programas efetivos que consigam proteger, amparar e encaminhar essa população para sair desse círculo de degradação à vida.”
“O projeto está baseado em eixos importantes: abordagem do morador de rua, acolhimento, tratamento da dependência química, atendimento individualizado para a reestruturação de um projeto de vida, apoio financeiro, elevação da autoestima, aumento de escolaridade, bolsa moradia, educação financeira e acompanhamento para o mercado de trabalho”, escreveu a deputada.
O deputado federal Alberto Mourão (MDB) apresentou um projeto na área da saúde que promete beneficiar o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Apresentei o projeto 1075/23 que propõe a inclusão dos valores ressarcidos pelos planos de saúde como fontes de financiamento dos fundos municipais e estaduais de saúde. Isso significa mais recursos para a saúde pública”, publicou no Instagram.
“Se aprovado, os valores ressarcidos por planos de saúde ao SUS por atendimentos prestados deverão ser destinados diretamente ao ente que prestou o serviço, seja município, estado ou União”, complementou Mourão.
O deputado federal Delegado da Cunha (PP) publicou nas redes sociais um resumo do trabalho realizado na semana passada. O delegado celebrou reuniões com aliados, mas grande parte da agenda foi voltada para a área da segurança pública.
Utilizando roupas semelhantes às utilizadas em operações da Polícia Civil de São Paulo, Da Cunha postou um vídeo no qual aparece conversando com Guardas Civis de São Paulo.
Conhecido como "Delegado Youtuber", Da Cunha" ficou famoso por gravar vídeos das operações policiais e compartilhar esses momentos nas redes sociais.
Comentários