Projeto quer preparar moradores em área de risco de ressaca no litoral de SP

Da Redação
Publicado em 18/01/2018, às 13h25 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h19

FacebookTwitterWhatsApp
Pela proposta, quem estiver cadastrado no sistema receberá alertas pelo celular sobre os riscos de ressaca e condições do mar - Reprodução
Pela proposta, quem estiver cadastrado no sistema receberá alertas pelo celular sobre os riscos de ressaca e condições do mar - Reprodução

Evitar mortes e danos materiais é o objetivo do plano de emergência contido no projeto de lei de autoria do deputado estadual Cássio Navarro (PMDB), para auxiliar moradores de área de risco de ressaca, no litoral de São Paulo. Aprovado pela Assembleia Legislativa, o projeto aguarda apreciação do governador Geraldo Alckmin.

Pela proposta, quem estiver cadastrado no sistema receberá alerta pelo celular sobre os riscos de ressaca e condições do mar. Além disso, uma vez aprovado o projeto, serão instaladas sirenes de alerta e realizadas simulações periódicas nas comunidades com maior risco de sofrer erosão provocada pelas ressacas.

O deputado explicou a necessidade da criação deste plano de emergência: "Considero a medida importante para a prevenção e alerta à população. Nos Estados Unidos, as pessoas são avisadas sobre os furacões e podem tomar as precauções necessárias".

De acordo com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, no último século, o nível do mar do litoral paulistano aumentou em 30 centímetros. Sem as medidas preventivas, os danos no futuro podem custar R$ 500 milhões.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!