Em dia com a Política

Prestação de serviços e político na delegacia marcam os senadinhos da Baixada

As vésperas do feriado de Carnaval, a política regional vive clima nada apoteótico

Valentim Cardozo
Publicado em 09/02/2024, às 16h11

FacebookTwitterWhatsApp
Jovens Terão até o dia 8 de março para darem entrada no Título de Eleitor - Tribunal Superior Eleitoral
Jovens Terão até o dia 8 de março para darem entrada no Título de Eleitor - Tribunal Superior Eleitoral

A coluna de hoje vem com a prestação de serviços visando o direito ao voto, principalmente de jovens entre 16 e 17 anos, que pretender exercer a cidadania nas eleições municipais de 2024. O Tribuna Regional Eleitoral (TER) estipulou prazo até o dia 8 de março, para esses eleitores darem entrada no título eleitoral. No entanto, os climas tensos da Operação Verão vividos na Baixada Santista, parecem ter refletido na política da cidade de Santos.

Tem deputada da região acusando secretário municipal de agressão, no “Desfile das Escolas de Samba”, na passarela Dráuzio da Cruz. O caso foi parar em uma delegacia da cidade, como queixa-crime e ganhou repercussão nas redes sociais, além da imprensa regional.

A coluna também revela que tem secretaria de município da região atendendo em novo local e  projeto de limpeza das praias sendo iniciado na cidade de Santos... Vamos conferir!

Título de jovem eleitor

Jovens que desejam votar pela primeira vez nas eleições municipais de 2024 têm até 8 de maio para tirar o título. Após essa data, o cadastro de eleitores é fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito com base no número do eleitorado apto a votar. O fechamento do cadastro está previsto na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Voto é facultativo para quem tem 16 e 17 anos. Jovens de 15 anos também podem solicitar o documento e votar, se completarem 16 anos até a data do 1º turno.

Queixa crime I

A deputada federal Rosana Valle (PL), foi até uma delegacia e registrou uma queixa crime contra o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal. Segundo a parlamentar, Leal a segurou pelo braço e tentou a “amedrontar”, o que ela considerou como uma violência contra a mulher.

Queixa crime II

O caso tomou proporção após um vídeo publicado por Rosana em suas redes sociais, no qual ela usa os seguintes dizeres: “Antes de eu ser deputada, sou mãe, sou mulher e não vou tolerar nenhum tipo de violência”.

Resposta da Prefeitura I

Em face de acusações recentemente divulgadas pela deputada federal, Rosana Valle, atribuídas ao secretário de Cultura do Município, a Prefeitura de Santos frisa que rechaça toda e qualquer forma de violência de gênero.

Resposta da Prefeitura II

Os fatos narrados na denúncia serão apurados. A Prefeitura adotará todas as medidas cabíveis diante da materialidade das acusações apontadas na denúncia.

Ainda sobre segurança

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão (SMSPC) já funciona em uma nova sede. Os atendimentos deixaram de ser no segundo piso do Paço Municipal e passam a ser também no segundo andar, só que no prédio da Rua Padre Nivaldo, 51.

Vamos unir...

“A medida é para unir em um só local toda a estrutura de segurança do município”, ressaltou o secretário da pasta, Pedro de Sá. Vale lembrar, que no mesmo prédio, já funciona a Guarda Civil Municipal.

Limpeza na Praia

A prefeitura de Santos assinou contrato com a ONG ambiental, Eco-Faxina, nesta sexta-feira (9), na praia José Menino. O principal objetivo do projeto ‘Praias e Mares Limpos’ é diminuir a poluição das praias com a limpeza das águas e areias. Além da separação de resíduos recicláveis. O evento contou com a presença da vice-prefeita, Renata Bravo (PSDB).

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!