em brasília

Papa vê oportunidade em Fórum Mundial da Água

Deputado federal, que presidente a Subcomissão de Saneamento da Câmara, afirmou que Brasil pode avançar no uso dos recursos hídricos

Da Redação
Publicado em 15/03/2018, às 08h28 - Atualizado em 24/08/2020, às 03h16

FacebookTwitterWhatsApp
VIII Fórum Mundial da Água acontece em Brasília a partir de domingo, 18 - Divulgação
VIII Fórum Mundial da Água acontece em Brasília a partir de domingo, 18 - Divulgação

Brasília sedia a partir de domingo, 18, o VIII Fórum Mundial da Água. Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o maior evento global sobre o tema acontece pela primeira vez no hemisfério sul. O deputado João Paulo Papa (PSDB) vê no evento uma oportunidade para o Brasil avançar em políticas, legislação e conscientização sobre esse recurso natural.

O fórum tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente. “Será uma grande oportunidade para o Brasil avançar nessa questão tão importante que tem relação com a saúde e com o próprio futuro da humanidade”, avaliou Papa.

O evento ocorre a cada três anos e tem grande relevância na agenda internacional. É a primeira vez que uma cidade do hemisfério sul sedia o fórum, que contribui para o diálogo do processo decisório global sobre o tema, visando o uso racional e sustentável da água. “Foi muito oportuno e muito importante o Brasil se dispor a sediar o fórum. Nosso país tem fartura de água doce, mas, vive grandes dificuldades. A distribuição da água disponível no território brasileiro não é uniforme e essas dificuldades de fazer com que a farta disponibilidade hídrica no país chegue às regiões mais adensadas em população fazem o tema água muito complexo também no Brasil”, explicou o deputado.

Papa afirma que, durante o evento, os maiores especialistas do mundo buscarão alternativas e tratarão de questões delicadas da legislação em relação ao tema. O Conselho Mundial da Água reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países; é composto de representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais.

Na Câmara dos Deputados, Papa é presidente da Subcomissão de Saneamento Ambiental, no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Urbano. É possível acompanhar a programação do Fórum e ter acesso a toda a agenda do evento pelo site oficial do fórum: www.worldwaterforum8.org/pt-br.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!