Política

MPSP acompanhará serviços à população em situação de rua em Franca durante pandemia

O procedimento vai acompanhar especificamente o atendimento prestado pelo equipamento Centro Pop e pela Busca Ativa

Da Redação
Publicado em 10/07/2020, às 10h40 - Atualizado em 24/08/2020, às 08h12

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação / MP
Divulgação / MP

Verificar a prestação dos serviços socio assistenciais à população em situação de rua em Franca é o objetivo de um inquérito civil instaurado pelo promotor de Justiça Carlos Henrique Gasparoto. O procedimento vai acompanhar especificamente o atendimento prestado pelo equipamento Centro Pop e pela Busca Ativa, levando em conta a importância dos serviços diante da pandemia de covid-19.

Participe dos nossos grupos  https://bit.ly/COSTAAGORA   Informe-se, denuncie!

Na portaria de instauração do inquérito, o membro do MPSP considera, entre outros pontos, que o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), independentemente de sua fonte de financiamento, deve ofertar o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua, e que seu espaço físico deve ser compatível com esta oferta. Gasparoto argumenta ainda que os problemas econômicos causados pela pandemia da covid-19, com acentuada diminuição da renda da população brasileira, tendem a aumentar ainda mais o número de pessoas em situação de rua.

Nesse sentido, a Promotoria enviou ofício ao município de Franca questionando se serviço de Busca Ativa está em regular funcionamento durante a pandemia, se existe um fluxo de encaminhamento, pela Assistência Social, à rede hospitalar, dos usuários dos serviços dedicados à população em situação de rua, que sejam casos suspeitos de contaminação pelo coronavírus; e se há, no momento, algum projeto para ampliação e disponibilização de espaços para higienização, alimentação e fornecimento de água potável à população em situação de rua, bem como oferta de banheiros químicos, além dos públicos existentes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!