Moradores do sertão de bairros da costa sul mostram força política

Costa Norte
Publicado em 19/06/2015, às 07h19 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h37

FacebookTwitterWhatsApp
Costa Norte
Costa Norte
Serviços em Cambury foram iniciados após reunião com moradores

Por Marina Veltman

As comunidades dos sertões de Cambury e Maresias, na costa sul de São Sebastião, mostraram essa semana sua força política e representatividade.

Em reunião com o prefeito Ernane Primazzi, no dia 15 de junho, moradores da travessa rua do Forno, em Maresias, solicitaram uma intervenção da prefeitura para evitar o corte do fornecimento de energia elétrica na rua, realizado atualmente de forma irregular – o chamado ‘gato’. O prefeito contatou a EDP Bandeirante e conseguiu a promessa de que, mediante um cadastro das famílias, o consumo será regularizado.

Os moradores, quando avisados do corte programado da energia, agendado para 30 de junho, teriam procurado a EDP Bandeirante e sido informados de que não havia quantidade adequada de postes para atendê-los, por meio do projeto social, voltado às famílias de baixa renda.

Após a negativa da empresa, os representantes da comunidade, acompanhados da ex-vereadora Solange Ramos e do vereador Ernane Primazzi (PSC), o Ernaninho, buscaram o encontro com o prefeito. Na presença dos moradores, o prefeito entrou em contato com o superintendente da EDP, Marcos Scarpa, que se comprometeu a regularizar o fornecimento, após os moradores participarem de um cadastro único, que será realizado por intermédio da administração.

Adriana Rafael Custódia e Eliane Almeida, moradoras do bairro, saíram satisfeitas: “A reunião foi boa. Ele explicou direito as ações que serão realizadas”, disseram.

Sertão de Cambury aguarda melhorias prometidas

Já os representantes do Sertão de Cambury e Piavú, que se reuniram com o prefeito no dia 9 de junho, após manifestação em busca de melhorias para o bairro, decidiram, em reunião no último dia 14, domingo, que aguardarão pelas benfeitorias prometidas pelo Executivo no encontro.

A líder comunitária Ingrid Cristina dos Reis, moradora do bairro, disse:  “Discutimos com a comunidade e decidimos dar um voto de confiança a essa administração. Ele (o prefeito) se comprometeu a pintar o muro da EMEI, fazer o calçamento da rua Tijuca e iniciar a pavimentação da rua Rio das Pedras. Até agora, nada foi realizado, mas estamos aguardando passarem mais alguns dias, já que as chuvas comprometem os serviços. Caso nada aconteça até o fim do mês, iremos discutir novas medidas”.

Ainda segundo Ingrid, o ponto mais debatido no encontro entre os moradores teria sido a proposta do Executivo de pavimentar 100 metros da rua Rio das Pedras, por mês. Com mais de 4km de extensão, o serviço só seria concluído em quatro anos, causando descontentamento dos presentes. “Nós estamos elaborando um ofício com uma contraproposta. Solicitamos 500 metros de pavimentação mensais, seguindo até o fim da rua. Achamos que é um pedido razoável e esperamos que seja atendido”, completa a moradora.

Após as demandas, a prefeitura divulgou imagens de serviços de manutenção realizados, essa semana, na comunidade do Jerivá, no Piavú, em Cambury. Foram destinados materiais como entulho e terra para a manutenção das ruas principais. Também foi realizada limpeza das valas.

Segundo o secretário de Administrações Regionais Sergio Felix, os trabalhos somente foram interrompidos por causa das chuvas, mas que os serviços prosseguirão no Piavú, como também nas ruas Tijuca e Rio das Pedras, no Sertão do Cacau, também em Cambury.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!