*Divulgação JCN
Os mesários convocados para atuar nas eleições deste ano devem procurar o Posto Eleitoral entre os dias 11 e 14, para pegar a nomeação. De acordo com informações da 272ª Zona Eleitoral de Santos, foram convocados 460 mesários, além de outros 12, componentes das mesas de justificativas.
Segundo informou a chefe de cartório da unidade, Taisi Deitos, somente no município, do total de mesários, 99% são voluntários. Ela ressalta que, para o pleito deste ano, a Zona Eleitoral entrou em contato com os mesários, por telefone, no intuito de verificar a possibilidade de pretensão em retomar a função e, segundo ela, a maioria quis continuar. Os mesários também passam por um treinamento entre os meses de agosto e setembro, entretanto, a data é distinta para cada cartório eleitoral, conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
Ainda, conforme o TRE-SP, o serviço prestado não é remunerado, mas dá direito a auxílio-alimentação e dois dias de folga no trabalho, para cada dia na função. Em caso de impossibilidade de comparecimento, o mesário deve enviar uma justificativa ao juiz eleitoral em até cinco dias após a convocação. Quem não se manifestar até o dia da eleição e não comparecer na data marcada deverá apresentar justa causa ao juiz eleitoral em até 30 dias, sob pena de multa.
Os mesários foram convocados por comunicado no Diário Oficial do estado, além da possibilidade de recebimento de carta convocatória pelos Correios. Eles podem obter informações sobre a convocação no Cartório de Santos, pelo telefone (13) 3227 2129 ou no Posto Eleitoral de Bertioga, no qual há afixada lista com os nomes. O dia marcado para requisitar a nomeação depende da escola para a qual foram convocados.
Confira também no site do Sistema Costa Norte (www.costanorte.com.br) a lista dos convocados e a escola para a qual foram destinados para prestar o serviço.
http://www.costanorte.com.br/wp-content/uploads/2016/07/Bertioga-mesários.pdf
Comentários