CORRIDA ELEITORAL

Lula cai, Simone e Ciro sobem e Bolsonaro fica estável; veja pesquisa após sabatina

Com Lula na liderança, veja a primeira pesquisa após os presidenciáveis se apresentarem em rede nacional, na última semana

Da redação
Publicado em 29/08/2022, às 12h53 - Atualizado às 13h39

FacebookTwitterWhatsApp
Presidenciáveis durante debate na Band, no ultimo domingo (29) Eleições 2022 - Reprodução Rede Bandeirantes
Presidenciáveis durante debate na Band, no ultimo domingo (29) Eleições 2022 - Reprodução Rede Bandeirantes

Após os candidatos Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) participarem da sabatina do Jornal Nacional (JN), da Tv Globo na última semana, a primeira rodada de pesquisa de intenção de votos para o maior cargo político brasileiro foi divulgada pelo Instituto FSB Pesquisa nesta segunda-feira (29).

Fique bem informado, faça parte do nosso grupo no WhatsApp  ➥  https://bit.ly/matériasexclusivasemtemporeal 📲

O candidato Lula caiu dois pontos em comparação à pesquisa da semana anterior, entretanto o ex-presidente permanece em primeiro lugar e com vantagem de sete pontos em relação ao atual presidente Jair Bolsonaro. A surpresa revelada na pesquisa é que os candidatos Ciro e Tebet cresceram nas intenções de voto: o pedetista subiu 3% em comparação às últimas pesquisas e a senadora do MDB subiu um ponto.

A pesquisa contratada pelo Banco BTG Pactual apontou que Lula tem 43% das intenções de voto, já Bolsonaro soma 36%. Na rodada anterior do levantamento, a diferença entre os dois era de nove pontos - Lula tinha 45% e Bolsonaro os mesmos 36%. A queda de dois pontos do petista está dentro da margem de erro.

Ciro, o ex-ministro, aparece na terceira posição. Há uma semana, o presidenciável do PDT tinha 6% e hoje tem 9%. Tebet, a senadora, foi de 3% para 4%.

Primeiro turno 

Lula (PT): 43%; Jair Bolsonaro (PL): 36%; Ciro Gomes (PDT): 9%; Simone Tebet (MDB): 4%; Vera Lúcia (PSTU): 1%; Pablo Marçal (Pros): 1%; Luiz Felipe D'Avila (Novo): 0%; Soraya Thronicke (União Brasil): 0%; José Maria Eymael (DC): 0%; Sofia Manzano (PCB): 0%; Leonardo Péricles (UP): 0%; Roberto Jefferson (PTB): 0%.

 Nenhum: 4%

 Branco/nulo: 0%

Não sabe/não respondeu: 3%

Rodada de pesquisa após os presidenciáveis se apresentarem em rede nacional, na última semana Eleições presidencial 2022 (Fonte: PSB Pesquisa)

Segundo turno

Na simulação de segundo turno monitorada pelo instituto, Lula venceria Bolsonaro com 52% a 39% respectivamente. O resultado é o mesmo quando comparado ao da pesquisa de 22 de agosto. A pesquisa também mediu o desempenho do petista em uma disputa com Ciro Gomes e Simone Tebet. No primeiro caso, Lula venceria por 47% a 32% e, no segundo caso, superaria a senadora por 51% a 30%.

➥ 𝗦𝗶𝗴𝗮 𝗼 𝗖𝗼𝘀𝘁𝗮 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗮𝘀 𝗮𝘀 𝗽𝗹𝗮𝘁𝗮𝗳𝗼𝗿𝗺𝗮𝘀: https://linktr.ee/costanorteoficial

O Instituto FSB ouviu 2 mil eleitores por telefone entre 26 e 28 de agosto. O índice de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa custou R$ 128.957,83 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08934/2022.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!