O tema Nicolás Maduro continua rendendo; leia a coluna de hoje
Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 01/06/2023, às 17h00 - Atualizado às 17h21
O deputado federal Alberto Mourão (MDB) expressou repúdio ao caso de agressão à jornalista Délis Ortiz, repórter da TV Globo em Brasília. Mourão reforçou que o fato é fruto de uma sucessão de erros e disse que a Venezuela já protagonizou graves violações aos Direitos Humanos. De acordo com o deputado, presenciar seguranças de Maduro agredirem profissionais essenciais para a nossa democracia é inadmissível. Mourão informou que esse tipo de violência é intolerável em solo brasileiro e afirmou que vai cobrar uma investigação completa e justa, com punições aos responsáveis e uma retratação oficial em respeito não só à imprensa mas a todos os brasileiros.
Durante encontro na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Mourão esteve com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho.
O parlamentar conversou com o ministro sobre ações do órgão fiscalizador. “Um Estado eficiente é alicerçado pela transparência, integridade e responsabilidade”, disse o deputado.
A CGU aplicou e manteve sanções de diferentes naturezas a três empresas envolvidas em atos ilícitos na administração pública. As multas pecuniárias totalizam quase R$ 4,4 milhões. As decisões do ministro Vinícius de Carvalho foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em maio.
As sanções decorreram de Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) instaurados com base na Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) a partir de investigações distintas.
Mourão falou à revista Veja sobre o Projeto de Lei 2248/2023, proposta para enfrentar os desafios das demandas habitacionais no Brasil através da criação do Cadastro Nacional de Habitação de Interesse Social. Segundo o deputado, a medida tem o objetivo de levar moradia digna pra quem mais precisa.
Quem também ficou indignada com o tratamento do governo Lula (PT) ao presidente venezuelano Nicolás Maduro foi a deputada federal Rosana Valle (PL).
Segundo a parlamentar, uma situação “vergonhosa a recepção que o presidente Lula deu ao tirano Nicolás Maduro”, escreveu nas redes sociais.
O tema rendeu discussão na TV. Rosana participou de um debate na CNN Brasil com o deputado da base governista, Kiko Celeguim (PT). A mediação foi da jornalista Basília Rodrigues.
“O ditador venezuelano Nicolás Maduro foi recebido com carinho e com afeto pelo presidente Lula. Uma vergonha!", afirmou a deputada.
Comentários