EM DIA COM A POLÍTICA

Liberdade de expressão

O tema Nicolás Maduro continua rendendo; leia a coluna de hoje

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 01/06/2023, às 17h00 - Atualizado às 17h21

FacebookTwitterWhatsApp
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA ARTE DA COLUNA
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA ARTE DA COLUNA

O deputado federal Alberto Mourão (MDB) expressou repúdio ao caso de agressão à jornalista Délis Ortiz, repórter da TV Globo em Brasília. Mourão reforçou que o fato é fruto de uma sucessão de erros e disse que a Venezuela já protagonizou graves violações aos Direitos Humanos. De acordo com o deputado, presenciar seguranças de Maduro agredirem profissionais essenciais para a nossa democracia é inadmissível. Mourão informou que esse tipo de violência é intolerável em solo brasileiro e afirmou que vai cobrar uma investigação completa e justa, com punições aos responsáveis e uma retratação oficial em respeito não só à imprensa mas a todos os brasileiros.

Semana movimentada

Durante encontro na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, Mourão esteve com o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius de Carvalho. 

Fiscalização

O parlamentar conversou com o ministro sobre ações do órgão fiscalizador. “Um Estado eficiente é alicerçado pela transparência, integridade e responsabilidade”, disse o deputado.

Trabalho da CGU

A CGU aplicou e manteve sanções de diferentes naturezas a três empresas envolvidas em atos ilícitos na administração pública. As multas pecuniárias totalizam quase R$ 4,4 milhões. As decisões do ministro Vinícius de Carvalho foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) em maio.

É lei!

As sanções decorreram de Processos Administrativos de Responsabilização (PAR) instaurados com base na Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013) a partir de investigações distintas.

Problemas de moradia

Mourão falou à revista Veja sobre o Projeto de Lei 2248/2023, proposta para enfrentar os desafios das demandas habitacionais no Brasil através da criação do Cadastro Nacional de Habitação de Interesse Social. Segundo o deputado, a medida tem o objetivo de levar moradia digna pra quem mais precisa.

Mais Nicolás Maduro

Quem também ficou indignada com o tratamento do governo Lula (PT) ao presidente venezuelano Nicolás Maduro foi a deputada federal Rosana Valle (PL).

VergonhaI

Segundo a parlamentar, uma situação “vergonhosa a recepção que o presidente Lula deu ao tirano Nicolás Maduro”, escreveu nas redes sociais.

Na TV

O tema rendeu discussão na TV. Rosana participou de um debate na CNN Brasil com o deputado da base governista, Kiko Celeguim (PT). A mediação foi da jornalista Basília Rodrigues.

Vergonha II

“O ditador venezuelano Nicolás Maduro foi recebido com carinho e com afeto pelo presidente Lula. Uma vergonha!", afirmou a deputada.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!