*Foto: Internet
Por Mario Eugenio Saturno
A pergunta que não quer calar: Lula e Dilma são honestos? Eles nomearam a mais nociva equipe de corruptos e agregaram um conjunto de empresas que superfaturaram obras, e saquearam o erário em bilhões de reais. E, estranhamente, foram beneficiados; o Lula, por exemplo, foi “convidado” a dar 70 palestras pagas por 41 empresas e instituições, recebendo R$ 27 milhões dos quais dez milhões de reais só de empresas investigadas na Operação Lava-Jato (corrupção na Petrobras). Eita palestrinha cara, sô! Muitíssimo mais cara que as do Bill Clinton, que realmente tem alguma coisa de útil a dizer.
Tive que ouvir de um petista que o Lula mora em um apartamentinho de classe média baixa... Já sei o que motiva essa turma a continuar no PT, só leem o jornal do PT! Reduzir o bi-dúplex do Lula a isso é muita ingenuidade. É tão descarado como Lula dizer que o apartamento em Guarujá de 215m² é pequeno, um tríplex tipo “Minha Casa Minha Vida”... Inacreditável! As casas desse programa têm 36m², uma porcaria mesmo, não é Sr. Lula?
Vamos pensar um pouco... Lula recebeu um afago da OAS, que pagou a Granero para armazenar os presentinhos do ex-presidente do país, e o aluguel do espaço custou 1,3 milhão de reais... Oras bolas, com tanto trabalhador desempregado passando fome, Lula deveria ter doado esses presentinhos que estão jogados em um canto. E esse milhão e trezentos mil poderia render muitas sopas aos famintos... Mas ele quer que todos os que passam necessidades fiquem contente porque um deles chegou "lá"! Lamentável, Sr. Lula!
A “alma mais honesta do mundo” não passa de apenas mais uma alma penada corroída pela corrupção, violência e incompetência e que teve que considerar virar ministro para não ser preso! O que ele finge não saber é que todo funcionário público tem que seguir o Código de Ética do Servidor Público Civil Federal, instituído pelo decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.
Há ainda o Código de Conduta da Alta Administração Federal, aprovado em 21/08/2000, que estabelece, entre outras coisas, no Art. 9, o limite de R$ 100,00 para presentes, e que só podem ser recebidos por “propaganda, divulgação habitual ou por ocasião de eventos especiais ou datas comemorativas”. Essa se tornou a referência para todos. Sendo assim, Sr. Lula, devolva os “presentes” caros, principalmente se a reciprocidade (presente dado a outras autoridades) foi paga com dinheiro público.
A eleição da Dilma já perdeu a legitimidade pela irresponsabilidade fiscal, entre outras, basta ler a denúncia de Bicudo e Reale Jr. Mas, também por analogia, quero usar a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor, que protege o consumidor de produtos e serviços. Os políticos nos oferecem seus serviços e os escolhemos e os pagamos baseados nisso.
A governanta Dilma infringiu muitos artigos do código, mas vou me ater ao Art. 66: fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços; cuja pena é a detenção de três meses a um ano e multa. Impeachment é pouco para a governanta!
*Mario Eugenio Saturno é tecnologista sênior do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e congregado mariano
Comentários