José Bonifácio é oficialmente declarado Patrono da Independência

Reconhecimento publicado no Diário Oficial da União originou-se do projeto de lei do deputado João Paulo Papa

Da Redação
Publicado em 18/01/2018, às 13h22 - Atualizado em 24/08/2020, às 03h02

FacebookTwitterWhatsApp
Papa destaca que este é um reconhecimento a pessoa de José Bonifácio e a tudo o que suas ideias e ideais representam ao país - Alexssandro Loyola/PSDB
Papa destaca que este é um reconhecimento a pessoa de José Bonifácio e a tudo o que suas ideias e ideais representam ao país - Alexssandro Loyola/PSDB

O estadista José Bonifácio de Andrada e Silva é, oficialmente, o patrono da Independência do Brasil. A titulação, publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de janeiro, decorre do projeto de lei de autoria do deputado federal João Paulo Papa (PSDB-SP). Na opinião de Papa, este é um reconhecimento à pessoa de José Bonifácio e a tudo o que suas ideias e ideais representam ao país. “Ele é conhecido como um dos principais responsáveis pelo movimento que levou o Brasil à Independência; possuía, informalmente, o título de Patriarca mas, oficialmente, não havia esse reconhecimento por parte do Estado brasileiro”.

Papa explicou que a ideia de apresentar o projeto iniciou-se com movimentos como o Pró-Memória de José Bonifácio, liderado por Arlindo Salgueiro, e de outras entidades. Ele disse ter consultado especialistas em história e  legislação, que confirmaram não haver a titulação;  por isso, apoiaram a homenagem ao santista que viveu entre os anos de 1763 e 1838. Disse Papa: “As ideias de Bonifácio continuam mais atuais do que nunca. É, sem dúvida, motivo de muita alegria a transformação desse projeto em lei. Que a história do nosso agora patrono seja cada vez mais reverenciada, principalmente, pelos mais jovens”.

José Bonifácio foi um dos principais artífices do movimento que culminou com a Independência do Brasil. Em 1821, quando a corte portuguesa determinou o retorno de Dom Pedro I a Portugal, Bonifácio escreveu-lhe uma carta na qual solicitou que ele ficasse no Brasil. Deve-se à sua influência, a adesão de Dom Pedro I à causa. Alguns  pesquisadores e historiadores  consideram que foi graças a orientação de Bonifácio que a Independência ocorreu sem violência.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!