EM DIA COM A POLÍTICA

Santos promove evento enaltecendo a irmandade entre Brasil e Japão

O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região

Danilo Martins e Thiago Reis Dantas
Publicado em 26/09/2023, às 17h01

FacebookTwitterWhatsApp
Rogério Santos ao lado do prefeito de Nagasaki - Reprodução Instagram
Rogério Santos ao lado do prefeito de Nagasaki - Reprodução Instagram

O prefeito Rogério Santos (PSDB) utilizou as redes sociais para falar sobre a solenidade dos 50 anos das cidades-irmãs Santos e Nagasaki. O evento contou com a presença de Shirō Suzuki, prefeito de Nagasaki, e do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana. Segundo Rogério, foi um dia especial de celebração da amizade, da paz e da cultura. “Hoje, na solenidade dos 50 anos das cidades-irmãs Santos e Nagasaki, foi o momento de renovarmos os votos de cooperação entre as duas cidades. A cultura japonesa é muito presente em Santos, desde a vinda do navio Kasatu Maru, em 1908, trazendo os primeiros imigrantes. Pela paz nós seguimos!”, publicou o prefeito no Instagram.

Um pouco de história…

De acordo com a Wikipedia, o nome da cidade significa "cabo longo" em japonês. “Nagasaki foi um centro de influência colonial portuguesa entre os séculos XVI e XIX, e igrejas e locais cristãos em Nagasaki foram propostos para inscrição na Lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.”

Mais história

Durante a Segunda Guerra Mundial, Nagasaki foi a segunda cidade, e até hoje a última, a experimentar um ataque nuclear.

De olho no futuro

Ontem (25), a Câmara Municipal de Santos promoveu uma Audiência Pública que discutiu as intervenções para desacelerar a erosão costeira e os impactos ambientais da dragagem do canal de navegação. O evento foi proposto e conduzido pelo vereador Sérgio Santana (PL).

Presenças

Estiveram presentes na audiência Antônio José Daloia, representante do Ministério Público Federal; Rogério Rocha, representante da Colônia Z1 de Pescadores; Marcelo Pistelli, coordenador de Controle Ambiental; a pesquisadora científica Célia Regina do IPA CENIL; e os professores e coordenadores da pós-graduação da Unicamp, Tiago Lenker e Patrícia D. Garcia.

O que foi abordado?

Durante a audiência foram apresentados estudos através do histórico de pesquisa e gráficos sobre o avanço do mar.

“Aspas”

“Saímos dessa audiência com possíveis soluções para mitigar os impactos gerados pela erosão e preservar a nossa orla da praia. Quero enfatizar o meu apoio a este importante tema. Iremos dar continuidade a este tema para que possamos gerar impactos positivos em nosso município”, publicou o vereador.

Na mídia

Caio Matheus (PSD), prefeito de Bertioga, foi o entrevistado de hoje (26) do Jornal Litoral. Durante sua participação, Caio enalteceu o trabalho feito por sua gestão, principalmente na área de infraestrutura da cidade.

Assista!

Para acompanhar a entrevista de Caio Matheus na íntegra, acesse o site da TV Cultura Litoral.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!