EM DIA COM A POLÍTICA

Idosos paulistas serão contemplados pelo novo mínimo paulista

Caio França, Caio Matheus, Solange Freitas e mais personagens; confira a coluna de hoje

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 12/05/2023, às 14h55 - Atualizado às 16h10

FacebookTwitterWhatsApp
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA Arte da coluna
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA Arte da coluna

Os deputados estaduais Caio França (PSB) e Caio Reis (PT) conseguiram incluir a categoria dos cuidadores de idosos no rol dos trabalhadores abrangidos pelo novo salário-mínimo paulista por meio da apresentação de uma subemenda ao texto do PL 704/23 de autoria do Executivo.  A emenda foi incorporada e aprovada durante a votação do PL pelos parlamentares em sessão extraordinária que estabeleceu o valor de R$ 1.550,00 ao novo piso regional. A medida segue agora para sanção do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Justificativa


A inclusão oferece mais segurança à categoria, que muitas vezes acaba desempenhando dupla função em suas atividades por um salário incompatível diante de uma interpretação distorcida por parte dos empregadores, com amparo na Lei Complementar 150/2015.

Olho na inflação


Caio França defendeu a correção anual do salário-mínimo paulista, pelo menos, com base na inflação oficial. Ele propôs seguir o modelo do governo federal, que considera o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) dos últimos 12 meses mais a taxa de crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior.

Tchau, PSDB!


O deputado federal Marco Bertaiolli afirmou na edição de hoje (12) do programa Café da Manhã da TV Cultura Litoral que o prefeito de Bertioga, Caio Matheus, está de saída do PSDB e segue para o PSD, partido do deputado.

Com a palavra, Bertaiolli


“Foi pro PSD, já assinou! Uma das maiores conquistas do Brasil é a vinda de Caio Matheus para o PSD. É o nosso novo comandante do PSD em Bertioga”, afirmou o deputado durante o programa.  

Parceria continua I


A assessoria do prefeito confirmou a informação através de uma nota. “O prefeito Caio Matheus filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD), o qual já fazia parte de seu grupo político.  A amizade com o deputado federal Marco Bertaiolli e a parceria dele com Bertioga criou um caminho natural para a escolha do PSD como seu novo partido.”

Parceria continua II


“O PSDB, seu antigo partido, permanece na base, bem administrado em Bertioga pelo ex- prefeito Luiz Carlos Rachid, atual secretário de Obras e Habitação do Município”, encerra o documento.

Recursos para Baixada Santista e Vale do Ribeira 


A deputada estadual Solange Freitas (União) foi à Brasília em busca de recursos para as duas regiões. 

Agenda intensa


Solange participou de várias reuniões, uma delas com os deputados federais Alexandre Leite (União Brasil), Fernando Marangoni (União Brasil), Rosana Valle (PL) e Da Cunha (Progressistas). Além disso, participou da audiência pública sobre o Minha Casa, Minha Vida, programa importante pra nossa região. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!