ELEIÇÕES 2022

Governo de SP: Tarcísio e Garcia estão tecnicamente empatados em 2º lugar. Haddad lidera

Pesquisa foi realizada via telefone pelo Instituto Real Time Big Data sob encomenda da Record TV esta semana

Da redação
Publicado em 03/08/2022, às 14h08 - Atualizado às 15h20

FacebookTwitterWhatsApp
Instituto também simulou três cenários para um eventual segundo turno para o governo de SP Governo de SP: Tarcísio e Garcia estão tecnicamente empatados em 2º lugar. Haddad lidera Fotos, da esquerda para direita, de Fernando Haddad, Tarcísio de Freitas e R - Reprodução/Veja
Instituto também simulou três cenários para um eventual segundo turno para o governo de SP Governo de SP: Tarcísio e Garcia estão tecnicamente empatados em 2º lugar. Haddad lidera Fotos, da esquerda para direita, de Fernando Haddad, Tarcísio de Freitas e R - Reprodução/Veja

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (3), realizada pelo Instituto Real Time Big Data, sob encomenda da Record TV, mostra como andam as intenções de voto para o governo do estado de São Paulo.

Segundo o levantamento, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT) lidera com 33%. Em seguida surge o ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 20% e o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB) com 19%. Ambos estão tecnicamente empatados, já que a pesquisa do Real Time Big Data possui margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa foi feita via telefone e de forma estimulada, quando é apresentada uma lista de nomes de candidatos ao entrevistado. 

A mesma pesquisa mostra o índice dos demais candidatos: o deputado federal Vinicius Poit (Novo) ficou com 2%; o ex-prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar (PDT), registrou 1%. Gabriel Colombo (PCB), Altino Júnior (PSTU) e o ex-ministro Abraham Weintraub (PMB) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 13%. Não sabem ou não responderam, 11%.

No levantamento do mês passado, Haddad aparecia com 34% das intenções de votos; Tarcísio com 20% e Garcia com 16%. Lembrando que Abraham Weintraub não é mais candidato ao Palácio dos Bandeirantes, já que anunciou que vai concorrer a uma vaga como deputado federal.

Segundo turno

O levantamento do Real Time Big Data também fez três simulações para um eventual segundo turno para governador de São Paulo. No primeiro cenário, com Haddad disputando com Tarcísio, o ex-prefeito ganharia com 39% dos votos, contra 29% do ex-ministro. Brancos e nulos seriam 17%. Não sabem ou não responderam, 15%.

No segundo cenário, em uma disputa entre Haddad e Rodrigo Garcia, o petista se elegeria com 37% dos votos, contra 29% do tucano. Brancos e nulos somariam 18%. Não sabem ou não responderam, 16%.

No terceiro cenário, o instituto simulou um confronto entre Tarcísio e Garcia. Aqui novamente aparece um empate técnico, já que o atual governador teria 30% das intenções de votos dos paulistas, contra 29% do ex-ministro. Brancos e nulos somam 22%. Não sabem ou não responderam, 19%.

A pesquisa do Instituto Real Time Big Data sob encomenda da Record TV ouviu 2.000 eleitores do estado de São Paulo, via telefone, entre os dias 1º e 2 de agosto. De acordo com o instituto, o índice de confiança do levantamento é de 95%. O registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é SP-06273/2022.

Leia também: Nova pesquisa para presidente mostra Lula com 44% e Bolsonaro com 32%

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!