PARTICIPE

Eleições 2022: Inscrições abertas para mesário voluntário

Ao ser mesário o eleitor tem benefícios como: auxílio-alimentação, certificado, dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário e dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral

Da redação
Publicado em 14/06/2022, às 18h55 - Atualizado às 18h59

FacebookTwitterWhatsApp
Pessoa precisa ser maior de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral Mesário Voluntário Cinco pessoas com a frase 'venha ser mesário voluntário' - Divulgação
Pessoa precisa ser maior de 18 anos e estar em dia com a Justiça Eleitoral Mesário Voluntário Cinco pessoas com a frase 'venha ser mesário voluntário' - Divulgação

As Eleições de 2022 estão próximas e a Campanha para participação da população como mesário voluntário permanece. Participe ativamente das eleições deste ano como mesário voluntário e ajude na construção do país. Além de exercitar a cidadania e contribuir com a transparência do processo democrático, o eleitor contará com outros benefícios:

Dois dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;

Dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral;

Certificado dos serviços prestados à Justiça Eleitoral;

Auxílio-alimentação;

Preferência no desempate em concursos públicos (desde que previsto em edital);

Utilização das horas trabalhadas para atividades complementares em faculdades conveniadas.

De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, mesário é a pessoa nomeada para compor as mesas receptoras de votos e de justificativas no dia das eleições. 

Leia também: Mãe procura filho desaparecido há quase um mês em Bertioga

Importância do mesário

A Justiça Eleitoral se vale de cidadãs e cidadãos convocados e das pessoas que se voluntariam para atuarem no dia das eleições. Essas pessoas são chamadas pela juíza ou pelo juiz eleitoral seguindo critérios definidos em lei, devendo ser maiores de 18 anos e em situação regular com a Justiça Eleitoral.

Nas próximas eleições, cada mesa receptora de voto deverá ter quatro mesários; presidente da mesa, primeira mesária ou primeiro mesário, segunda mesária ou segundo mesário e secretária ou secretário.

O TRE-SP afirma que, para as últimas eleições, a Justiça Eleitoral paulista convocou mais de 320 mil mesários, entre pessoas convocadas e voluntárias. O sistema recebeu 184.796  inscrições on-line para trabalhar de forma voluntária nas eleições municipais de 2020. Maiores informações em: www.tre-sp.jus.br ou através do e-mail: [email protected].

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!