Em dia com a Política

Dia agitado nas câmaras da Baixada Santista

Os legislativos de Santos, Cubatão e Guarujá vão analisar diversos projetos; em São Vicente haverá sessão solene

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 21/03/2023, às 11h42 - Atualizado em 23/03/2023, às 16h36

FacebookTwitterWhatsApp
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA ARTE
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA ARTE

Câmaras municipais da região realizam, hoje, suas respectivas sessões ordinárias. Em Santos, nove projetos de lei estão na pauta do dia; em Cubatão, um projeto e a apreciação de denúncia contra o prefeito Ademario Oliveira (mais informações abaixo). Em Guarujá, a câmara vai analisar o projeto que amplia o direito do Passe Livre no transporte coletivo municipal para todos os estudantes. 

São Vicente

A Câmara Municipal de São Vicente irá entregar o título de Cidadão Vicentino a Francisco Davi de Brito Rangel pelos relevantes serviços prestados à cidade. O evento se iniciará às 19h e será aberto a todos.

Segurança

Francisco é presidente do Conselho Comunitário de Segurança de São Vicente. 

Transporte no Guarujá

A câmara da cidade vai avaliar o Projeto de Lei 7/2023 (ampliação do passe livre aos estudantes). O texto diz que alunos matriculados em qualquer estabelecimento público ou privado de ensino, inclusive em cidades vizinhas, como Santos, serão beneficiados com a medida. A proposta é do vereador Edilson Dias (PT).


Transporte no Guarujá II

Também na pauta de hoje, será apreciada a proposta que permite aos usuários o pagamento da tarifa com cartão de débito ou crédito por aproximação. A matéria foi elaborada pelo vereador Sérgio Santa Cruz (PSB).


Viva a natureza

Os legisladores de Cubatão vão examinar o Projeto de Lei nº 11/2023, de autoria do prefeito Ademario; a proposta dispõe sobre a política de educação ambiental no município de Cubatão e dá outras providências.


Prefeito Ademario

Os vereadores também devem definir se dão continuidade ao pedido de cassação do prefeito. De autoria do vereador Roxinho (MDB), o pedido tem base na ação civil pública anulatória de ato administrativo e ressarcitória de dano ao patrimônio público movida pelo Ministério Público de São Paulo.


Ação do MP

Segundo o MP, houve evidências de irregularidades na contratação do “Consórcio Bênix” para prestação do serviço de transporte escolar aos alunos do município.


Esporte na Câmara Municipal de Santos

No plenário, os vereadores irão votar em 2° discussão a alteração do dispositivo da Lei nº 2.803, de 20 dezembro de 2011, que disciplina o Conselho Municipal de Esportes (COMESP). A proposta foi enviada à câmara pelo prefeito Rogério Santos (PSDB).

Cidade esportiva

Criado em junho de 1993, o conselho é presidido por Gelasio Ayres Fernandes Júnior. O comitê tem poder consultivo e assessora o Poder Público na formulação das políticas de desenvolvimento do esporte, nos diferentes níveis, em âmbito municipal.


Desperdício 

Também em 2° discussão, os vereadores votarão o Projeto de Lei n° 122/2021 que institui o "Banco de Alimento de Santos" para enfrentamento e combate ao desperdício e à fome. O projeto é de autoria da vereadora Telma de Souza (PT).

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!