Em dia com a política

Deputados federais da região se dividem entre céticos, críticos e neutros quando o assunto é Lula

Veja o que pensam os parlamentares da Baixada Santista sobre o governo petista

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 10/04/2023, às 12h52 - Atualizado às 13h54

FacebookTwitterWhatsApp
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA ARTE DA COLUNA
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA ARTE DA COLUNA

Hoje, o governo Lula completa 100 dias no poder e a coluna “Em dia com a política” fez uma pesquisa nas redes dos deputados federais da nossa região para saber como cada parlamentar avalia, classifica e percebe estes mais de três meses da gestão petista. Começamos pelos apoiadores e entusiastas do ex-presidente Jair Bolsonaro. Rosana Valle (PL), como esperado, usou as páginas para criticar o andamento do trabalho do governo neste período.  No Twitter, por exemplo, das 20 últimas postagens, oito foram com críticas diretas e indiretas ao governo Lula. 

Exemplo 

Marco do Saneamento: a deputada disse no Twitter que as mudanças que a atual gestão quer implementar serão prejudiciais para os investidores e a população mais pobre. 

#falei 

“Aprovamos em 2020 o novo Marco do Saneamento. A lei trouxe regras claras e segurança jurídica para atração de investidores. Esperança para 100 milhões de brasileiros sem coleta de esgoto e 35 milhões sem água tratada”, twittou a deputada no dia 8 de abril. 

Bate, mas nem tanto... 

Outro que foi eleito na onda bolsonarista é o deputado Delegado da Cunha (PP). Com a bandeira da segurança pública como lema de mandato, o parlamentar não é tão enfático nas críticas ao governo quanto Rosana Valle, mas, quando pode, não perde a oportunidade. 

Uma provocada

Em uma das postagens no Instagram, Da Cunha falou sobre a volta dos vídeos de ações policiais na página e deu uma leve cutucada na esquerda e no ministro da Justiça Flávio Dino. 

Fake, não! 

“Quero falar com vocês sobre o trabalho na Câmara para melhoria da segurança pública e esclarecer de uma vez por todas as fake news que alguns adversários espalham para desestabilizar a direita”, afirmou o deputado. 

Tem mais 

“Reitero minha posição e me coloco à disposição para ouvir a todos e trabalhar duro, especialmente apontando os erros do governo, em especial do nosso atual ministro da Justiça”, repetiu. 

Um pouco mais suave 

Discreto, o deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) mostrou um melhor entrosamento com alguns aliados do governo Lula. O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, é o principal deles.   

Atenção, senhores passageiros! 

O aeroporto em Guarujá e o Porto de Santos fazem parte da lista de bandeiras encabeçadas por ambos os políticos. Paulo Alexandre comemorou, em uma das publicações, o interesse da Azul Linhas Aéreas em operar no aeródromo guarujaense.  

Aliás...

O tema aeroporto criou um certo desconforto entre Paulo e Rosana Valle. No começo do ano, a deputada chiou e afirmou que foi ela quem lutou pelo desentrave do projeto na cidade e que alguns deputados recém-eleitos estavam pegando o assunto como se fossem trabalhos executados recentemente. 

De boa e na dele 

Alberto Mourão (MDB) segue uma linha parecida com a de Paulo Alexandre: prefere propagar projetos. Uma das poucas aproximações com o governo do PT, pelo menos publicada nas redes sociais, foi quando o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, esteve na Baixada Santista. 

Onde foi? 

O deputado esteve com o ministro no Campus do Instituto Federal em Cubatão e no Campus da Universidade Federal de São Paulo em Santos. 

Objetivo? 

Em pauta: educação! “Aproveitei a presença do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e destaquei a necessidade de investimentos para que as cidades da região tenham mais opções de cursos públicos profissionalizantes e de ensino superior”, escreveu o deputado no Instagram.  

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!