EM DIA COM A POLÍTICA

De Lana de volta à Câmara de Cubatão

Novos parlamentares assumem nas câmaras de Cubatão e Santos

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 10/05/2023, às 13h22 - Atualizado às 14h57

FacebookTwitterWhatsApp
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA ARTE DA COLUNA
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA ARTE DA COLUNA

O médico veterinário Anderson de Lana Andrade deixou a Diretoria de Vigilância em Saúde de Cubatão para voltar ao parlamento cubatense.  De Lana foi vereador durante a 17° legislatura (2017 / 2020) e tentou a reeleição no último pleito municipal, pelo PSDB, conquistando 676 votos ficando como suplente. Com a morte do vereador Wilson Pio, também do PSDB, De Lana volta à Câmara após dois anos. Quando ocupou uma das cadeiras do parlamento, Anderson desenvolveu os projetos Jiu Jitsu para o Bem, Muay Thai para o Bem e Ginástica Natural. Já no campo da saúde pública, participou da Caravana da saúde e do mutirão de castração em conjunto com associação AFAC (Associação Franciscana dos Animais de Cubatão).

Com a palavra, o novo vereador


“Minha expectativa é atender os anseios da municipalidade nos âmbitos de saúde, educação, segurança pública e esporte”, afirmou ao Portal Costa Norte.

Substituição também em Santos


José Carlos Gonçalves Martins, o Tiganá (PP), assume a vaga de Audrey Kleys (PP) na Câmara de Santos. Tiganá foi empossado ontem. Audrey é a nova secretária de Desenvolvimento Social do município.

Votação popular


Candidato do PP para vereador, Tiganá obteve 731 votos e conseguiu a segunda suplência nas Eleições 2020. 

Como assim?


O primeiro suplente, Bruno Secco (PP), que teoricamente assumiria a vaga, foi nomeado secretário adjunto de Esportes e Equipamentos Esportivos de Santos.

Detalhe 


Segundo o jornal A Tribuna, Bruno, assessor de diretoria na CET, recebe R$ 8.766,18 brutos. Agora, ganhará como secretário R$15.160,00 bruto. 

Histórico


Bruno conseguiu 1728 votos no pleito 2020. Antes de ser candidato, chegou a trabalhar no Santos Futebol Clube.  

Durma com um barulho deste


Os vereadores de Santos aprovaram em primeira discussão o projeto de lei complementar  que amplia o horário para execução de obras públicas. De autoria do prefeito Rogério Santos (PSDB) a proposta altera o que está previsto no Artigo 199, Inciso VI, do Código de Posturas do Município.

Como é?


Hoje as intervenções são permitidas das 8 às 18 horas em dias úteis e das 8 horas ao meio-dia nos sábados.

Explicação 

Em entrevista ao Portal Costa Norte, o vereador Adilson Junior (PP) disse que o intuito do projeto é dar celeridade às intervenções, principalmente em áreas que são comerciais. A região da rua Campos Mello sofre com atrasos nas obras da segunda etapa do VLT na cidade.

Diretamente de N.Y


Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), participou em Nova York do Lide Brazil Investment  Forum 2023. O encontro promove debates sobre as grandes reformas previstas para o Brasil e o impacto delas na atração de investimento estrangeiro.

E para atrair o investidor...


Existem duas propostas de Reforma Tributária debatidas no Congresso Nacional que devem servir de ponto de partida para a elaboração de uma proposta para esse ano. São elas a PEC 45/2019 e a PEC 110/2019.

Do que se tratam?


A PEC 45 prevê a unificação de cinco tributos: IPI, PIS, Cofins, ICMS e ISS no Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que funcionaria como um Imposto sobre Valor Agregado (IVA). Já a PEC 110 prevê unificação desses impostos em um IVA Dual: um com os tributos estaduais e municipais, e outro com os da esfera federal.

Com a palavra, o deputado


“É uma semana importante para o Brasil, com eventos do mercado financeiro, de empresas e sociedade civil, para mostrar as potencialidades do nosso país para atrair investimentos. Representei a Câmara dos Deputados neste encontro, onde estiveram presentes mais de 200 empresários e investidores, americanos e brasileiros”, explicou Barbosa.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!