EM DIA COM A POLÍTICA

Dança das cadeiras na Câmara Municipal de São Vicente

TSE decide cassar a chapa de parlamentares do PSL

Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 18/05/2023, às 16h21 - Atualizado às 17h20

FacebookTwitterWhatsApp
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA Arte da coluna
O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região EM DIA COM A POLÍTICA Arte da coluna

O antigo Partido Liberal Social (PSL), atual União Brasil (União), foi punido por utilizar candidaturas femininas "laranjas" com o objetivo de manter a cota de gênero durante a eleição de 2020. Dois vereadores - Eduardo Oliveira e Wagner Cabeça - terão os mandatos cassados. O pedido, apresentado pelos diretórios de São Vicente do PMN, PCdoB, PDT, PP, Pros e PTC, foi acatado pelo ministro Carlos Horbach do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que decretou a anulação dos votos recebidos pelo PSL nas eleições de 2020 para a câmara do município. O União é fruto da fusão dos extintos Democratas (DEM) e o PSL. 

Pode isso?


Um dos apontamentos do TSE indica que uma das candidatas – que recebeu "zero votos" - fez campanha para um outro postulante ao Legislativo 

Já está valendo!


A decisão tem caráter imediato. A Câmara Municipal de São Vicente informou que não recebeu a notificação da corte. Nos próximos dias, deverá ocorrer o recálculo dos votos para o Legislativo. 

Dois fora, dois dentro


Segundo a coluna Por Dentro da Política do jornalista Sandro Thadeu, as vagas no Legislativo deverão ficar com Felipe Rominha (PP) e Alfredo Moura (Pros). 

A bordo da “chatinha”


A jornalista e Assessora Especial de Assuntos Metropolitanos e Convênios da Prefeitura de Santos, Thais Margarido, relatou, num artigo publicado no jornal Diário do Litoral, suas impressões a bordo de uma catraia sobre as dificuldades do povo guarujaense.

No balanço das ondas


"Chatinha" é um dos apelidos da embarcação que faz a travessia de passageiros entre Santos e Guarujá. “Fiquei observando um a um (passageiros), imaginando a vida de lutas, mas também de vitórias, estampadas nos rostos daquelas pessoas”, escreveu Thaís.

Tudo junto e misturado


A jornalista finaliza o artigo falando da honra de fazer parte desta massa de trabalhadores. “Assim somos nós brasileiros, mistura de raças, etnias e credos que juntos formam o nosso país: o Brasil das adversidades  da resiliência ! Guarujá é exatamente igual.”

Barrado!


O Projeto de Lei complementar n° 32/2017 apresentado pela vereadora Telma de Souza (PT), que trata da licença maternidade concedida aos funcionários públicos de Santos, teve parecer desfavorável da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara.

Não se deu por vencida


Telma disse à coluna que pretende derrubar o parecer. Segundo a vereadora, o tema é de suma importância. “A gente está aumentando o prazo do afastamento do servidor e, mais do que isso, relembrando a figura paterna também. Maternidade não é uma carreira solo.” (sic)

Coincidência


A parlamentar compareceu à sede da TV Cultura Litoral para participar do quadro "Café com Vereador" no mesmo dia em que o prefeito Rogério Santos (PSDB) gravava o podcast "A Política de Tudo".

Um bom papo


Mesmo sendo de partidos opostos, os dois tiveram uma conversa amistosa e animada. Um dos temas mais discutidos foi a viagem do prefeito, Rogério, que se juntará a outros 39 chefes de executivos municipais de todo o mundo em um encontro com o papa Francisco.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!