EM DIA COM A POLÍTICA

Cubatão: vereadores cobram medicamentos e data de entrega do CAPS

O dia a dia de quem faz acontecer na nossa região

Thiago Dantas
Publicado em 03/10/2023, às 17h11

FacebookTwitterWhatsApp
Fachada da Câmara de Cubatão - Diário do Litoral
Fachada da Câmara de Cubatão - Diário do Litoral

A Câmara de Cubatão realizou, na sede da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável (SEMED), uma Audiência Pública da Saúde, referente ao segundo quadrimestre de 2023. A prestação de contas, conforme a Lei Complementar nº 141, foi conduzida pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde, o vereador Rony do Bar (PSD), com a participação na mesa dos trabalhos do membro da Comissão, Alessandro Oliveira (PL), da secretária municipal de Saúde, Andrea Pinheiro, e do presidente do Conselho, Márcio Azenha.

Perguntas I

O vereador Alessandro Oliveira questionou a data de inauguração da nova estrutura do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) no Jardim São Francisco. Ele também cobrou o número de internações do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Municipal de Cubatão, referente aos meses de janeiro e fevereiro deste ano.

Perguntas II

Guilherme do Salão (PROS) informou que a falta de medicamentos ainda é motivo de cobrança da população. Além disso, o parlamentar questionou se as regularizações estão sendo feitas e como está o andamento das compras nos diversos segmentos dentro da secretaria.

Perguntas III

Márcio Azenha, presidente do Conselho, também perguntou se o motivo da não realização do levantamento das internações nos meses de janeiro e fevereiro foi devido à troca de gestão do Hospital na época. O representante ainda questionou se existe um prazo para que a entidade responsável daquele período divulgue os números no sistema.

Respostas I

Sobre a inauguração da nova estrutura do CAPS, a secretária de Saúde, Andreia Pinheiro, disse que encaminharia os questionamentos ao secretário de Obras, Marcos Silva Quarterolli, que não estava presente na audiência.

Respostas II

A respeito dos medicamentos, Andreia disse que, apesar dos pregões eletrônicos e das atas em aberto, fornecedores alegam, em alguns momentos, que falta insumo, e por isso não há entrega. A secretária também afirmou que a compra é realizada conforme as regras da tabela SUS e que está discutindo com outras autoridades do município uma solução para o problema.

Audiência Pública da Saúde em Praia Grande

A sessão foi presidida pela vereadora Vera Benício (PSDB), vice-presidente da Câmara e presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social do Legislativo Municipal.

Dados

O secretário de Saúde de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira, apresentou dados sobre a produção de serviços do SUS, sobre profissionais de saúde em atuação, o Plano Anual de Saúde e recursos aplicados pela pasta.

Perguntas

Os vereadores fizeram questionamentos sobre a Nefro-PG, o sistema Cross (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), a oferta de leitos no Hospital Irmã Dulce, o atendimento nas USAFA’s, a saúde animal, doenças coronárias, tratamento oncológico, oftalmológico, entre outros assuntos relacionados à Saúde do município.

Homenagem

A Câmara de Santos concedeu a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas à vereadora Telma de Souza (PT). A homenagem aconteceu em sessão solene no Plenário Dr. Oswaldo de Rosis. A medalha é a maior distinção concedida pelo Legislativo santista.

Mulheres poderosas

Única mulher a ter governado o município de Santos, Telma chegou ao Plenário sob aplausos. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita, Renata Bravo (PSDB), que destacou o legado que Telma deixou para a cidade como liderança política.

Lula lá lá

Na ocasião, foi lida uma carta enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se referiu à gestão da ex-prefeita considerando que serviu de inspiração para que muitas políticas públicas fossem adaptadas pelo Partido dos Trabalhadores.

Tucano homenageando petista?

O autor da homenagem foi o vereador Ademir Pestana (PSDB). A solenidade foi comandada pelo presidente em exercício da Casa, o vereador Paulo Miyasiro (Republicanos), e reuniu políticos de diversas correntes ideológicas, entre outras personalidades.

Thiago Dantas

Thiago Dantas

Jornalista e radialista, Thiago Reis Dantas atua na área de comunicação há quase 20 anos. O profissional é apresentador e editor do Jornal Litoral.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!