CPI dos Maus-Tratos a Animais retira proibição de rodeios e conclui trabalhos

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Publicado em 04/02/2016, às 10h28 - Atualizado em 23/08/2020, às 14h57

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*Foto: Jane Santim

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Maus-Tratos a Animais concluiu, na terça-feira, 2, a análise do relatório final com a aprovação de três destaques ao texto. Um deles retirou a sugestão de proibir rodeios, vaquejadas e clubes do laço no país. Na CPI, as questões relacionadas a estas atividades foram analisadas pelo deputado Herculano Passos (PSD-SP), sub-relator para assuntos sobre animais exóticos e de espetáculos, que inclui aqueles usados em rodeios e afins. “Em meu sub-relatório, defendi a manutenção dos rodeios, porque, em muitas regiões do país, esta é uma atividade de grande importância para a economia local. Além disso, desde 2002, existe uma Lei que a regulamenta, proibindo qualquer tipo de maus-tratos aos animais de rodeios”, explicou Herculano.

Os integrantes da CPI também retiraram do relatório final a parte que tratava do abate humanitário de animais e abate de jumentos. Com mais de 500 páginas, o relatório final faz três indicações principais: a aprovação de projetos de proteção a animais em tramitação no Congresso; recomendações a várias entidades, como zoológicos e governos; e a solicitação ao Ministério Público do indiciamento de 13 pessoas que, comprovadamente, praticaram maus-tratos. No relatório, foram sugeridas também propostas legislativas, que agora passarão a tramitar na Câmara dos Deputados.

Para Herculano Passos, a CPI foi um ganho para a causa animal. “Sou defensor do bem-estar animal e essa CPI, além de ajudar a elucidar casos de maus-tratos, também colocou o assunto na pauta do Congresso Nacional e tenho certeza que daqui sairão novos regramentos que protejam cada vez mais os bichos”.

O deputado é autor do Projeto de Lei 1855/15, que estabelece que os estabelecimentos que prestam serviço de banho e tosa façam esse tipo de atendimento em ambientes que possibilitem aos clientes a visão total da execução dos serviços, seja pessoalmente ou pela internet, com sistema de filmagem e transmissão do atendimento em tempo real.

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