Os programas Café da Manhã e Sala de Imprensa receberam candidatos a deputado federal e a estadual, para falarem sobre seus principais projetos para a Baixada Santista
Por Mayumi Kitamura
ANTONIO FERREIRA PINTO
O panorama atual da segurança em São Paulo e no Brasil foi comentado e criticado pelo candidato a deputado federal Antonio Ferreira Pinto (PMDB), amparado por sua experiência de quase sete anos frente às secretarias do estado da Segurança Pública e de Administração Penitenciária. Ferreira Pinto recriminou a atual falta de utilização das equipes do grupo de elite da Polícia Militar e das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar, a Rota, afirmando que, em sua gestão como secretário, esses policiais eram mais atuantes e que, inclusive, direcionava equipes para a Baixada Santista. “Eu tenho perfeita noção das dificuldades, das carências, da Baixada Santista em relação ao policiamento, ao efetivo das polícias militar e civil, do sistema penitenciário, e pretendo fazer um trabalho muito forte no combate ao crime. A facção criminosa aqui tem tentáculos respeitáveis que precisam ser combatidos”.
DULCE CENEVIVA
O dia a dia na educação, além da vivência como secretária da pasta, em Bertioga, e como dirigente regional de ensino da região, motivaram Dulce Ceneviva a se candidatar a deputada federal (PSDB). “A educação não tem voz. Falamos sozinhos e, as pessoas que falam por nós, não entendem de educação. Foi no sentido de procurar uma voz para a educação, alguém que soubesse o que está falando e que tivesse condições de discutir propostas reais de melhoria na educação, e não passasse daquele discurso vazio da maioria dos candidatos, que me candidatei”. A candidata utilizou exemplos de países bem desenvolvidos na área da educação, para mostrar como ela pode evoluir de maneira eficaz. Dulce também disse estar preocupada com o gasto de verbas da educação “com coisas que dão visibilidade e pouco retorno”. Ela acredita que a educação começa pela cidadania e pela necessidade de valorização da educação.
JOAQUIM RUESCAS
Empresário do setor hoteleiro de Bertioga há pouco mais de 20 anos, Joaquim Ruescas, pela segunda vez consecutiva candidato a deputado estadual pelo PSC, tem como linha de trabalho de campanha propostas que visam, prioritariamente, melhorar a segurança, porém, partindo da melhoria do ensino, da geração de trabalho e renda e da redução da maioridade penal. Especificamente para a região, ele acredita ser necessário aumentar a oferta de emprego. “Os projetos que eu tenho para a Baixada Santista são voltados principalmente à área de trabalho, para que as empresas não poluentes possam dar trabalho na baixa temporada, além de condições melhores para o jovem trabalhador”. Ele ressaltou que, caso eleito, pretende atuar com rigor para que Bertioga receba recursos destinados a ampliar o atendimento na área da saúde.
*************************************************************** Foto JCN
ALEXANDRE PEREIRA
A geração de emprego e renda é a principal bandeira do partido Solidariedade, que completa um ano no próximo dia 24. Um de seus fundadores, o candidato a deputado estadual Alexandre Pereira (SDD), tem este setor entre suas prioridades de propostas. “Primeiro, o fortalecimento dos municípios, ou seja, trazer investimentos - seja na área de educação, esporte ou saúde. Eu acredito que o estado tem que estar mais próximo das prefeituras e é isso que nós queremos fazer. Segundo, a questão do emprego, coisa que a gente sempre lutou no estado de São Paulo, no qual está caindo muito o emprego de boa qualidade, não só no estado como no país. Temos que tentar reverter isso”. Alexandre também acredita que, muito além dos projetos, o trabalho conjunto com prefeitos, vereadores e, sobretudo, a população, é ainda mais importante para o desenvolvimento das ações na Assembleia Legislativa.
DÉBORA PEREIRA
Para a advogada e candidata a deputada federal Débora Pereira (SDD), o país precisa focar em suas riquezas e na mão de obra nacional, “ já que, acabamos exportando matéria-prima e, posteriormente, comprando o produto final de outro país. Desta forma, a geração de emprego acaba para o país para o qual a matéria-prima é exportada.” Moradora de Bertioga, ela acredita que sua experiência como advogada também deverá colaborar para a elaboração e defesa de suas propostas para representar a população. “Como deputada, vou fazer leis e fiscalizar o dinheiro público. Vocês podem contar com meu mandato, me sinto preparada para representar a população. Como advogada, já represento meus clientes na frente do juiz e, agora, quero representá-los na Câmara Federal”.
*******************************************************************
FOTO: CONTE 1_MAYUMI CRÉDITO: MAYUMI KITAMURA
CONTE LOPES
Deputado estadual por seis legislaturas e capitão aposentado das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), o agora candidato a deputado federal Conte Lopes (PTB) reafirma a necessidade de melhorar a segurança no país. Para ele, com a melhora neste setor, outras áreas como a própria economia e o turismo são naturalmente beneficiadas. O candidato exemplifica o caso dos roubos a caixas eletrônicos que, após as ocorrências, acabam sendo retirados do local. “A gente não aceita que pessoas deixem de vir a Guarujá, por exemplo, com medo de serem assaltadas. Daqui a pouco, nós vamos ter isso em Bertioga também; o medo dos bandidos que estão dominando. Então nosso objetivo maior é ter realmente leis duras. Acabar com saída temporária de bandido, com o auxílio-reclusão: o cara ganha R$ 1 mil, se matar gente. Só no Brasil têm essas vantagens. Queremos acabar com isso e fazer com que realmente se cumpra pena”. Conte Lopes afirma que a situação atual em que se encontra o setor da segurança não pode continuar. O candidato também critica a desvalorização dos policiais, e encara os benefícios atuais aos acusados por crimes, superiores àqueles concedidos aos profissionais da segurança.
Comentários