BALSAS

Câmara dos Deputados aborda travessias da Dersa

A audiência pública em Brasília foi solicitada pela deputada federal Rosana Valle (PSB-SP)

Da Redação
Publicado em 26/06/2019, às 08h14 - Atualizado em 23/08/2020, às 19h38

FacebookTwitterWhatsApp
Divulgação
Divulgação

As travessias litorâneas, principalmente entre Santos e Guarujá, foram discutidas em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, na terça-feira, 25. O encontro foi solicitado pela deputada federal Rosana Valle (PSB-SP), e contou com a presença do presidente da Dersa, Milton Persoli.

Participe dos nossos grupos ℹ  http://bit.ly/CNAGORA06  🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Durante a audiência, Persoli comentou que o governo do estado tem intenção de privatizar as travessias em todo o estado e que, atualmente, a Dersa tem prejuízos para executar os serviços. “Não há manutenção preventiva, 39% da frota está fora de operação. Existe uma defasagem da tarifa, além do grande número de gratuidades. Por essa razão, estamos insistindo no sistema licitatório a na PPP [Parceria Público Privada]. Dessa forma, teremos grande melhoria do serviço e maior aporte tecnológico e financeiro”, explicou. O presidente da Dersa afirmou também que as embarcações estão envelhecidas e que atualmente só conseguem realizar manutenção nos equipamentos que quebram.

Para a deputada, a situação é caótica, e chega a ser uma afronta, por vezes, operar com apenas uma embarcação. “Represento a indignação dos usuários do sistema de travessias que não enxergam solução a curto prazo. Apesar de receber em dinheiro vivo todos os dias, a Dersa afirma que as travessias são deficitárias e que o governo estadual precisa dar um aporte financeiro de 60 milhões por ano”, aponta a deputada.

Os prefeitos de Santos e Guarujá não compareceram à audiência pública, no entanto, enviaram representantes. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa foi representado por Júlio Eduardo, Secretário de Desenvolvimento Urbano. Já Valter Súman enviou o Diretor de Trânsito e Transportes, Alexandre Cabanas Vasquez. O colegiado ouviu também o secretário de Desenvolvimento Urbano de Santos, Júlio Eduardo, e  Alexandre Vasquez. Eli Corrêa Filho (DEM-SP), presidente da CVT, foi o único deputado federal do estado de São Paulo a comparecer à audiência.

A deputada esteve nas travessias, conversando com os usuários e coletando mais informações de quem utiliza o serviço diariamente. A Dersa transporta em média, 25 mil veículos por dia, além de 14 mil passageiros na travessia de lanchas entre Vicente de Carvalho, em Guarujá, e Santos. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!