Bom Prato, segurança e muito mais; confira a coluna de hoje
Thiago Reis Dantas com colaboração de Danilo Martins
Publicado em 03/05/2023, às 12h53 - Atualizado às 15h15
A deputada Solange Freitas (União) fez indicação para que todas as unidades do Bom Prato funcionem nos fins de semana e feriados. Ontem (2), a deputada protocolou uma indicação para que o funcionamento seja estendido a todas as unidades da Baixada Santista e também do estado. Atualmente, apenas uma unidade na nossa região, na cidade de Santos, realiza esse atendimento desde o mês passado.
“É muito importante oferecer essas refeições aos finais de semana e feriados. As mesmas pessoas que comem durante a semana, também precisam nesses outros dias. Por isso, reforço aqui esse pedido para que seja estendida a todas as unidades”, afirma a parlamentar.
A cidade de São Vicente terá 3 unidades móveis nos próximos dias. Além das refeições que já são levadas para o México 70, o Jockey Club e o Centro também vão receber essas refeições. O municíio voltará a ter um Bom Prato fixo no centro expandido.
Para o ano que vem, há previsão da cidade contar com outro Bom Prato fixo no Jockey, a pedido da deputada. O governo do estado está apenas aguardando da prefeitura as sugestões dos locais para o funcionamento das unidades móveis e o apoio na organização e limpeza.
O projeto de Leis das Fake News (nº 2630/20) rende muita polêmica e divide opiniões. Por se tratar de um fenômeno complexo, difuso, multidimensional e fragmentado, o deputado Caio França (PSB) reforça a necessidade da adoção de medidas que poderiam até vir por meio de regulação, mas sem esquecer da importância da educação e do jornalismo nesse processo.
Em 2020, o deputado presidiu a CPI das Fake News da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), que investigou a ocorrência de notícias falsas nas eleições de 2018 em São Paulo, fato que o credencia a defender ações educativas e que reforcem a importância do jornalismo e das mídias no exercício da cidadania.
Caio apresentou o PL 45/2022 que tramita na Alesp instituindo a Semana Estadual de Educação Midiática para os alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio Estadual pela importância desta temática no combate à propagação de desinformação e fake news, ao discurso de ódio, cyberbullying e fortalecimento da democracia.
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) enviou à assembleia o projeto de lei de recomposição salarial dos policiais militares e civis paulistas. A proposta apresenta um reajuste médio de 20,2%.
O PL será apreciado pelos deputados e deverá ser aprovado no plenário da Alesp para que entre em vigor. A tramitação deve ser rápida, na visão do presidente André do Prado. "Acredito que a votação será célere porque é um projeto importantíssimo para todos nós", disse o governador.
Caso a proposta seja aprovada, o impacto do aumento salarial para as forças de segurança será de R$ 2,5 bilhões no orçamento estadual em 2023.
Muito próximo do governador Tarcísio, o vereador de Santos Fábio Duarte (PODE) defende que a Polícia Militar possua embarcações para realização de patrulhas na Baixada Santista. Ele deve levar a proposta para o secretário de Segurança Guilherme Derrite.
A deputada federal Rosana Valle será a nova presidente da ala feminina do Partido Liberal (PL) em São Paulo. Rosana assume a presidência do Diretório do PL Mulher do Estado para o biênio 2023/2024.
A cerimônia de posse contará com a presença da ex-primeira-dama do Brasil Michelle Bolsonaro que comanda o PL Mulher Nacional. Demais personalidades e autoridades do partido são aguardadas na cerimônia, no próximo sábado (06) na Alesp.
“Vou trabalhar pela união, pelo reforço do nosso time. E, para isso, vamos organizar uma agenda intensa, que incentive a adesão de mais mulheres ao PL, para que possam, inclusive, se preparar, caso desejem, para as eleições de 2024”, disse a deputada.
Comentários