Por Ana Cláudia Gomes
A maioria dos eleitores das cidades de Bertioga, São Sebastião, Ilhabela e de Caraguatatuba decidiu reeleger os seus prefeitos. Mauro Orlandini (DEM), Ernane Primazzi (PSC), Toninho Colucci (PPS) e Antonio Carlos das Silva (PSDB), respectivamente, pretendem iniciar um novo mandato com novidades. Mesmo considerando que, em virtude de terem sido reeleitos – portanto pretendem dar continuidade aos já projetos implantados – eles anunciam novidades. Confira:
Pavimentação e regularização fundiária em Bertioga Em Bertioga, o prefeito Orlandini já adiantou que pretende fortalecer a infraestrutura. “Nos primeiros quatro anos reforçamos os projetos de alma, com cursos para as crianças. Agora, pretendemos atacar as frentes de trabalho para pavimentação”. Segundo ele, nos últimos meses foram realizadas diversas obras de micro e macrodrenagem, algumas em andamento, como é o caso do canal da av. Anchieta. “Com as obras concluídas, poderemos pavimentar as vias, de forma definitiva. Temos que executar obras definitivas”. Para ele, a cidade precisa passar por um “banho” de pavimentação. Outro tema que a administração irá perseguir será regularização fundiária, de acordo com Orlandini. “Nesses quatro anos, fizemos reuniões, nos aprimoramos, estamos com uma equipe preparada para concluir esse trabalho de regularização fundiária”, comentou. Segundo ele, após a regularização fundiária é possível regularizar um bairro, em seguida, a rede de esgoto e guias, sarjetas e pavimentação. Para Orlandini, a nova composição da Câmara é bastante positiva. “Espero que tenham a mesma fluidez que tivemos nesta última gestão. Todos os vereadores foram parceiros. Quando Executivo e Legislativo trabalham de mãos dadas em prol da comunidade todos ganham, a experiência mostra isso. Conheço todos os vereadores eleitos e sei o quanto eles estão empenhados e quanto querem bem a cidade e o quanto se dedicarão”, previu o prefeito.
Esporte reforçado, em São Sebastião A área esportiva será reforçada, em São Sebastião. Segundo Primazzi, a reforma e construção de novos espaços para as práticas de esportes diversos e a implementação das escolinhas serão prioridades nesse novo mandato. O município deverá ganhar o maior Ginásio Esportivo da região, que será construído na região do Itatinga, por meio de uma parceria entre prefeitura e a Petrobras. O tradicional Estádio de futebol Otoniel Santos, na Topolândia, receberá a arquibancada de alvenaria, que trará mais conforto aos espectadores das partidas de futebol de campo. Mais dois ginásios poliesportivos serão construídos na Costa Sul: um em Maresias e outro em Juquehy. Com a nova estrutura, o município terá condições de receber os jogos regionais. A ideia é estar com tudo em ordem para que na edição dos jogos do ano que vem, a cidade possa disputar e consiga trazer para São Sebastião a edição dos Regionais de 2014. Sobre a nova composição da Câmara, Primazzi acredita que foi um presente que recebeu. Sua coligação conseguiu eleger a maioria para compor o Legislativo. Foram sete vereadores eleitos num total de 12 cadeiras. “São parceiros e companheiros e juntos vão trabalhar para trazer à cidade mais avanços e desenvolvimento”. De acordo com ele, se todos os vereadores quiserem seguir uma carreira política digna, com crescimento e em prol da comunidade, estão convidados a integrar a equipe e trabalhar pela população. “É isso que queremos, que os 12 vereadores trabalhem em prol de São Sebastião. Se for assim terão todo nosso respeito e apoio”, enfatizou.
Saneamento básico para Ilhabela “Nosso objetivo é ver Ilhabela crescendo com sustentabilidade e, por isso, continuaremos os investimentos em saneamento básico”, afirmou o prefeito Colucci. Segundo ele, a Administração já conseguiu um grande salto, ao elevar o índice de rede de coleta e tratamento de esgoto de 4% para 60%. “Encaro o saneamento como o maior desafio, pois se trata de uma questão de saúde pública. O saneamento representa praias e cachoeiras limpas, o que é primordial para quem tem no turismo a sua indústria geradora de empregos e oportunidades para a população”. O setor da educação também receberá atenção. De acordo com Colucci, em três anos foi triplicado o orçamento da educação, saltando de 100 para 250 salas de aula, construindo sete escolas, municipalizando o ensino de 6º ao 9º ano e as creches. “Vamos investir ainda mais em qualificação de mão de obra, com a Etec e uma escola de gastronomia e hotelaria que pretendemos implantar”. Sobre a nova Câmara, Colucci afirma que o Legislativo é um poder independente, mas que ajuda o prefeito a governar. “A Câmara passou por problemas nestes quatro anos, resultando em uma grande renovação. Fico feliz com a nova formação, fizemos sete vereadores numa bancada de nove e acredito que todos vão lutar pelo bem de Ilhabela”.
Esporte e Educação em Caraguá Em Caraguá, Antonio Carlos pretende continuar investindo em políticas públicas diferenciadas. Segundo ele, o município tem hoje uma das melhores merendas do Brasil, e também uma educação inclusiva com técnicos que acompanham as crianças com qualquer tipo de deficiência e que fornecem todo apoio necessário. “É um modelo bastante diferenciado. Nós divergimos dos modelos brasileiros no que se refere à educação infantil. Aqui em Caraguá não temos creches desde 1998. Temos os CEI’s [Centros de Educação Infantil], que trabalham o desenvolvimento do intelecto e a questão pedagógica e educacional. Nossa meta é implantar um CEI em cada bairro da cidade”, disse. Nas políticas de esporte, a cidade tem uma infraestrutura exemplar, de acordo com o prefeito, que reforça: “Tanto que já recebemos quatro vezes os Jogos Regionais e pela terceira vez os Regionais do Idoso. Os atletas sempre querem voltar por causa da nossa estrutura esportiva”. Sobre a nova formação do Legislativo, Antonio Carlos comenta: “O Executivo e o Legislativo são poderes independentes. Respeito o Legislativo e creio que, quando se governa com seriedade e responsabilidade, é possível trabalharmos em parceria.”
Comentários